Simulados Português

Administrativo - Português - Ministério da Saúde-MS

Resolva online questões do simulado da prova - Administrativo - Português - Ministério da Saúde-MS , confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 6 questões
👥 158
Médio
📊 59%
35 ótimo
91 bom
25 regular
7 péssimo

1 Q1206 | Português, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.
      Como discurso que implementa e constrói
significados para as diferenças sexuais, por meio de
processos de diferenciação conflituosos e hierarquizados,
gênero é a instância onde e por meio da qual os seres
humanos aprendem a se converter em e a se reconhecer como
homens e mulheres, nos diferentes contextos históricos,
culturais e sociais. Porque referida a um corpo físico,
portanto natural, a diferença sexual assume um estatuto de
fixidez e universalidade, que oculta as clivagens,
reagrupamentos e ressignificações produzidas na dinâmica
de relações de poder e resistência, específicas e particulares,
que constroem e reconstroem o sujeito sexuado. Isso quer
dizer que a diferença biológica não se inscreve em apenas um
significado natural ou social que lhe é inerente. Ao contrário,
seus significados são construídos e reconstruídos no
entrecruzamento de uma gama de discursos, tais como os da
Medicina, da Biologia, da Psicanálise, da Educação, das
Ciências Sociais, da Política e da Religião, entre outros.

Dagmar E. Meyer. Do poder ao gênero: uma articulação
teórico-analítica. In: Gênero e Saúde
, Marta Lopes et al. (Orgs.).
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48 (com adaptações).

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas
estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
A conjunção "e" (L.5) liga a oração iniciada por "a se reconhecer" (L.5) à oração "os seres humanos aprendem" (L.4-5), estabelecendo entre elas uma relação de subordinação.

2 Q1207 | Português, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.
      Como discurso que implementa e constrói
significados para as diferenças sexuais, por meio de
processos de diferenciação conflituosos e hierarquizados,
gênero é a instância onde e por meio da qual os seres
humanos aprendem a se converter em e a se reconhecer como
homens e mulheres, nos diferentes contextos históricos,
culturais e sociais. Porque referida a um corpo físico,
portanto natural, a diferença sexual assume um estatuto de
fixidez e universalidade, que oculta as clivagens,
reagrupamentos e ressignificações produzidas na dinâmica
de relações de poder e resistência, específicas e particulares,
que constroem e reconstroem o sujeito sexuado. Isso quer
dizer que a diferença biológica não se inscreve em apenas um
significado natural ou social que lhe é inerente. Ao contrário,
seus significados são construídos e reconstruídos no
entrecruzamento de uma gama de discursos, tais como os da
Medicina, da Biologia, da Psicanálise, da Educação, das
Ciências Sociais, da Política e da Religião, entre outros.

Dagmar E. Meyer. Do poder ao gênero: uma articulação
teórico-analítica. In: Gênero e Saúde
, Marta Lopes et al. (Orgs.).
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48 (com adaptações).

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas
estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
O termo "referida" (L.7) está relacionado à expressão "a diferença sexual" (L.8) e pode ser substituído por referente sem prejuízo para a correção gramatical do período e para a coerência do texto.

3 Q1208 | Português, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.
      Como discurso que implementa e constrói
significados para as diferenças sexuais, por meio de
processos de diferenciação conflituosos e hierarquizados,
gênero é a instância onde e por meio da qual os seres
humanos aprendem a se converter em e a se reconhecer como
homens e mulheres, nos diferentes contextos históricos,
culturais e sociais. Porque referida a um corpo físico,
portanto natural, a diferença sexual assume um estatuto de
fixidez e universalidade, que oculta as clivagens,
reagrupamentos e ressignificações produzidas na dinâmica
de relações de poder e resistência, específicas e particulares,
que constroem e reconstroem o sujeito sexuado. Isso quer
dizer que a diferença biológica não se inscreve em apenas um
significado natural ou social que lhe é inerente. Ao contrário,
seus significados são construídos e reconstruídos no
entrecruzamento de uma gama de discursos, tais como os da
Medicina, da Biologia, da Psicanálise, da Educação, das
Ciências Sociais, da Política e da Religião, entre outros.

Dagmar E. Meyer. Do poder ao gênero: uma articulação
teórico-analítica. In: Gênero e Saúde
, Marta Lopes et al. (Orgs.).
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48 (com adaptações).

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas
estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
No trecho "referida a um corpo físico, portanto natural" (L.7-8), os adjetivos "físico" e "natural" mantêm entre si uma relação de adição, o que se pode verificar pelo uso da conjunção "portanto".

4 Q1209 | Português, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.
      Como discurso que implementa e constrói
significados para as diferenças sexuais, por meio de
processos de diferenciação conflituosos e hierarquizados,
gênero é a instância onde e por meio da qual os seres
humanos aprendem a se converter em e a se reconhecer como
homens e mulheres, nos diferentes contextos históricos,
culturais e sociais. Porque referida a um corpo físico,
portanto natural, a diferença sexual assume um estatuto de
fixidez e universalidade, que oculta as clivagens,
reagrupamentos e ressignificações produzidas na dinâmica
de relações de poder e resistência, específicas e particulares,
que constroem e reconstroem o sujeito sexuado. Isso quer
dizer que a diferença biológica não se inscreve em apenas um
significado natural ou social que lhe é inerente. Ao contrário,
seus significados são construídos e reconstruídos no
entrecruzamento de uma gama de discursos, tais como os da
Medicina, da Biologia, da Psicanálise, da Educação, das
Ciências Sociais, da Política e da Religião, entre outros.

Dagmar E. Meyer. Do poder ao gênero: uma articulação
teórico-analítica. In: Gênero e Saúde
, Marta Lopes et al. (Orgs.).
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48 (com adaptações).

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas
estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
A organização textual admite a substituição do substantivo "clivagens" (L.9) por oposições, sem se prejudicar a correção das estruturas gramaticais.

5 Q1210 | Português, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.
      Como discurso que implementa e constrói
significados para as diferenças sexuais, por meio de
processos de diferenciação conflituosos e hierarquizados,
gênero é a instância onde e por meio da qual os seres
humanos aprendem a se converter em e a se reconhecer como
homens e mulheres, nos diferentes contextos históricos,
culturais e sociais. Porque referida a um corpo físico,
portanto natural, a diferença sexual assume um estatuto de
fixidez e universalidade, que oculta as clivagens,
reagrupamentos e ressignificações produzidas na dinâmica
de relações de poder e resistência, específicas e particulares,
que constroem e reconstroem o sujeito sexuado. Isso quer
dizer que a diferença biológica não se inscreve em apenas um
significado natural ou social que lhe é inerente. Ao contrário,
seus significados são construídos e reconstruídos no
entrecruzamento de uma gama de discursos, tais como os da
Medicina, da Biologia, da Psicanálise, da Educação, das
Ciências Sociais, da Política e da Religião, entre outros.

Dagmar E. Meyer. Do poder ao gênero: uma articulação
teórico-analítica. In: Gênero e Saúde
, Marta Lopes et al. (Orgs.).
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48 (com adaptações).

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas
estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
Preserva-se a coerência na argumentação do texto, incluindo autor e leitores na construção dos sentidos, se, em lugar de "Isso quer dizer que" (L.12-13), fosse empregada a expressão "A partir disso podemos dizer que".

6 Q1211 | Português, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.
      Como discurso que implementa e constrói
significados para as diferenças sexuais, por meio de
processos de diferenciação conflituosos e hierarquizados,
gênero é a instância onde e por meio da qual os seres
humanos aprendem a se converter em e a se reconhecer como
homens e mulheres, nos diferentes contextos históricos,
culturais e sociais. Porque referida a um corpo físico,
portanto natural, a diferença sexual assume um estatuto de
fixidez e universalidade, que oculta as clivagens,
reagrupamentos e ressignificações produzidas na dinâmica
de relações de poder e resistência, específicas e particulares,
que constroem e reconstroem o sujeito sexuado. Isso quer
dizer que a diferença biológica não se inscreve em apenas um
significado natural ou social que lhe é inerente. Ao contrário,
seus significados são construídos e reconstruídos no
entrecruzamento de uma gama de discursos, tais como os da
Medicina, da Biologia, da Psicanálise, da Educação, das
Ciências Sociais, da Política e da Religião, entre outros.

Dagmar E. Meyer. Do poder ao gênero: uma articulação
teórico-analítica. In: Gênero e Saúde
, Marta Lopes et al. (Orgs.).
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48 (com adaptações).

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas
estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
Segundo o texto, a concepção de gênero é constituída na dinamicidade das relações de poder e de resistência construídas por diferentes discursos.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por Nilza Colonhese em 19/07/2011 22:55:30
Achei texto complexo.
Usuário
Por claudia em 05/08/2011 15:14:53
Achei o texto complexo.
Eneida Andrade Cardoso
Por Eneida Andrade Cardoso em 19/08/2011 20:47:54
essa segunda questão é capciosa.....
Cristiano Silveira
Por Cristiano Silveira em 18/12/2012 20:58:24
Errei a questão 4...
Monalisa Souza
Por Monalisa Souza em 01/07/2013 16:12:09
Embora tenha gabaritado, achei difícil porque exige um amplo vocabulário. Tem que, por exemplo, saber o sinônimo de clivagens, um pouco covarde isso.
Usuário
Por Eliana Galego em 16/08/2013 09:48:25
clivagens? dificil saber sobre isso...
Fabiane Brito Furtado
Por Fabiane Brito Furtado em 23/10/2013 11:17:05
Achei um texto complexo, no entanto,
pra minha surpresa, gabaritei!
Ana Paula Martorelli
Por Ana Paula Martorelli em 08/12/2013 19:54:06
O texto é complexo..concordo c os colegas...errei uma questão...mas gostei....
wellington fuentes nunes
Por wellington fuentes nunes em 29/12/2013 15:26:16
essa palavra clivagens me quebrou
errei apenas a questão 4
Simone Martins
Por Simone Martins em 08/01/2014 21:59:58
Mesmo o texto sendo difícil eu consegui gabaritar.
Usuário
Por LUCAS DA SILVA TAVARES em 27/03/2014 22:26:50
As questões em si achei fáceis porém o texto muito difícil sua compreensão,
eloisa lima de oliveira
Por eloisa lima de oliveira em 25/08/2014 10:51:10
mto mto bom!!! GABARITEI
ñ desistam pois os seus sonhos dependem de vcs.
Usuário
Por WELLINGTON CARLOS DE ALMEIDA em 28/04/2015 16:19:36
O problema nos concursos do CESP/UNB é que não dá para arriscar, mas boas questões.

Participe, faça um comentário.