Simulados Serviço Social

Assistente Social - SEDUC AM - Serviço Social

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🏷️ 15 questões
👥 148
Difícil
📊 45%
4 ótimo
60 bom
72 regular
12 péssimo

1 Q14280 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da

2 Q14281 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 4º, “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. 

Neste contexto, a garantia de prioridade compreende 

I. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. 

II. atendimento especial em eventos culturais públicos de caráter educativo. 

III. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. 

Assinale:

3 Q14282 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

No Art. 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: 

I. opinião e expressão. 
II. participar da vida política, na forma da lei. 
III. buscar refúgio, auxílio e orientação. 

Assinale:

4 Q14283 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

O Estatuto da Criança e do Adolescente prescreve que a colocação de criança ou adolescente em família substituta estrangeira constitui

5 Q14284 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

No que diz respeito ao direito à Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

I. atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade. 

II. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador. 

III. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. 

Assinale:

6 Q14285 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Com relação às atribuições do Conselho Tutelar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Elaborar políticas sociais públicas de proteção à criança e ao adolescente. 
( ) Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente. 
( ) Autuar crianças e adolescentes envolvidos em ato infracional. 

As afirmativas são, respectivamente

7 Q14286 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Ao analisar a inserção contemporânea do Serviço Social na Educação, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que “Esta inserção supõe a referência a uma dada concepção de educação que assuma sintonia, coerência com a direção hegemônica do projeto ético-político profissional”.

Nesta perspectiva, impõe-se

8 Q14287 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

A orientação e o acompanhamento são ações presentes no cotidiano do trabalho do Assistente Social. O desenvolvimento destas ações está ligado a três processos de articulação das ações profissionais. São eles:

9 Q14288 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto(...)”.

A partir desta assertiva, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Assistente Social na Educação.

10 Q14289 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Sobre as funções que o Assistente Social deverá desenvolver no âmbito da Educação, analise as afirmativas a seguir. 

I. Deve estar articulado com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades. 

II. Deve elaborar e executar programas sócio-familiares visando a prevenir a evasão escolar, melhorar o desempenho do aluno e a formação para o exercício da cidadania.

III. Deve garantir o acesso e a permanência de estudantes na escola, desde que comprovem carência socioeconômica familiar. 

Assinale:

11 Q14290 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Nos procedimentos de escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência, devem ser levados em conta os conceitos de

12 Q14291 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional, 

I. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade. 
II. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos. 
III. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira. 

Assinale:

13 Q14292 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

A instituição da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) confere “centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos”. Torna-se, então, necessário operacionalizar o trabalho social com famílias, que, segundo esta política, é compreendido como

14 Q14293 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Assinale a opção que apresenta ações organizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

15 Q14294 | Serviço Social, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

No que se refere ao diagnóstico da situação de famílias com crianças e adolescentes em Programas de Acolhimento Institucional, em situação de rua e em medida socioeducativa, o indicador deve ser composto por

I. número e perfil de famílias abrangidas pelas diferentes políticas protetivas, por região ou território, ao ano, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais. 

II. número de crianças e adolescentes fora do convívio familiar por questões de pobreza, em relação à quantidade de crianças que vivem em família na mesma faixa de renda, por ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais.

III. número de famílias inseridas em programas de atendimento para prevenção da violência doméstica, em relação ao total de demanda e às famílias na mesma faixa de renda, no território, ano a ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico.

Assinale:

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Usuário
Por Andrea Amaral em 24/08/2015 01:25:51
Amei, mas bem que poderiam elaborar mais simulados da banca FGV.
Usuário
Por Laura Julia Farias Melo em 09/04/2018 21:10:55
Muito bom, poderia ter mais da banca FGV.
Usuário
Por Eliandra da Silva dos Santos em 06/07/2018 00:48:25
Muito bom as questões, deu para aprender bastante.

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