Simulados Direitos Humanos

Advogado da União - AGU - Direitos Humanos

Resolva online questões do simulado da prova - Advogado da União - AGU - Direitos Humanos, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 5 questões
👥 41
Difícil
📊 37%
2 ótimo
11 bom
23 regular
5 péssimo

1 Q14536 | Direitos Humanos, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à responsabilidade internacional dos Estados e às fontes do direito internacional e sua relação com o direito interno brasileiro, julgue os itens a seguir. 

Por decisão do STF, os costumes e tratados de direitos humanos adotados pelo Brasil antes da edição da Emenda Constitucional n.º 45/2003 adquiriram, no direito brasileiro, estatuto de normas supralegais.

2 Q14537 | Direitos Humanos, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos direitos humanos no âmbito do direito internacional, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a Corte Internacional de Justiça, as disposições da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de caráter costumeiro, estabelecem obrigações erga omnes.

3 Q14538 | Direitos Humanos, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos direitos humanos no âmbito do direito internacional, julgue os itens que se seguem. 

Na sentença do caso Gomes Lund versus Brasil, a Corte Interamericana de Direitos Humanos estabeleceu que o dever de investigar e punir os responsáveis pela prática de desaparecimentos forçados possui caráter de jus cogens.

4 Q14539 | Direitos Humanos, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos direitos humanos no âmbito do direito internacional, julgue os itens que se seguem. 

Em casos que envolvam a prática de tortura sistemática, a Convenção Americana de Direitos Humanos permite o acesso direto do indivíduo à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

5 Q14540 | Direitos Humanos, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a cooperação internacional, sequestro internacional de crianças e atribuições da AGU em matéria internacional. 

De acordo com a Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças, o retorno da criança pode ser recusado pela autoridade judicial ou administrativa se a criança, tendo idade e grau de maturidade suficientes para decidir, se opuser ao retorno.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.