Simulados Português Interpretação de Textos

Engenheiro Agrônomo - Interpretação de Texto - Prefeitura de Paulista PE

Resolva online questões do simulado da prova - Engenheiro Agrônomo - Interpretação de Texto - Prefeitura de Paulista PE, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 5 questões
👥 90
Médio
📊 58%
29 ótimo
26 bom
32 regular
3 péssimo

1 Q15131 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

TEXTO 01

"Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu."
(Érico Veríssimo)

Analisando-se o verbo "dar", nesse contexto, é CORRETO afirmar que

2 Q15132 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

TEXTO 01

"Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu." 
(Érico Veríssimo)

Observe o trecho abaixo: :

"E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos..."

Sobre ele, está CORRETO o que se declara na alternativa

3 Q15133 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

TEXTO 02 
MÚSICA NAS ESCOLAS 

A Lei nº 9.394 prevê, entre outros pontos, que a música deve ser conteúdo obrigatório no currículo escolar. Nossas crianças e adolescentes estão realmente precisando ter noção do que é uma boa música e conhecer o trabalho dos grandes compositores e cantores. As letras de muitas músicas de sucesso atualmente contribuem para desconstruir a cultura e a evolução dos sentimentos nobres dos nossos jovens. 

Jornal do Commercio. Voz do Leitor. 04 de julho de 2014. p.11.

Em uma das alternativas abaixo, existe uma mensagem que NÃO foi declarada no texto 02.
Assinale-a.

4 Q15134 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

TEXTO 02 
MÚSICA NAS ESCOLAS 

A Lei nº 9.394 prevê, entre outros pontos, que a música deve ser conteúdo obrigatório no currículo escolar. Nossas crianças e adolescentes estão realmente precisando ter noção do que é uma boa música e conhecer o trabalho dos grandes compositores e cantores. As letras de muitas músicas de sucesso atualmente contribuem para desconstruir a cultura e a evolução dos sentimentos nobres dos nossos jovens. 
Jornal do Commercio. Voz do Leitor. 04 de julho de 2014. p.11.

Sobre Acentuação, analise os itens abaixo:

I. "que a música deve ser conteúdo obrigatório no currículo escolar."
II. “ter noção do que é uma boa música...”

É CORRETO o que se afirma na alternativa

5 Q15135 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

TEXTO 04
UMA LUZ QUE CHEGOU TARDE 

As lâmpadas incandescentes de 60 watts, as mais tradicionais no país, deixarão de ser fabricadas e importadas a partir de 30 de junho. As incandescentes com potência mais alta saíram do mercado no fim do ano passado. Desde então, lojas e supermercados passaram a oferecer mais opções de lâmpadas com outras tecnologias, como fluorescentes ou halógenas de LED a preços cada vez mais baixos. 

Revista Época. Editora Globo. p.11. 16.06.2014.

Assinale a alternativa em que ambos os textos (I e II) expressam o mesmo sentido.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.