Simulados Geografia

Engenheiro Agrônomo - Estudo dos Solos - Petrobras

Marque todas as questões do simulado da prova "Engenheiro Agrônomo - Estudo dos Solos - Petrobras" e clique no botão "Corrigir" logo abaixo. Baixe o PDF!


🏷️ 5 questões
👥 67
Difícil
📊 50%
12 ótimo
21 bom
31 regular
3 péssimo
A respeito da metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras, que tem como objetivo geral a orientação de uso das terras, com vistas à sustentabilidade, no planejamento regional e nacional, considere as afirmativas abaixo.

I - A metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras é um processo interpretativo que considera informações sobre características de meio ambiente, de atributos do solo e da viabilidade de melhoramento de qualidades básicas das terras.

II - O sistema de classificação da aptidão de uso das terras visa a uma não degradação do solo e à sua correta utilização, agrupando as categorias de acordo com suas capacidades agrícolas.

III - Além dos recursos naturais, a metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras também avalia as aptidões socioeconômicas, tendo em vista que o planejamento resultante desse processo poderá propor alternativas ao desenvolvimento sustentável.

Está correto APENAS o que se afirma em

A descrição completa do solo, a ser feita quando do seu estudo no campo, inclui, dentre outras, as seguintes caracteríticas morfológicas do perfil:

A maior parte dos solos brasileiros caracteriza-se por serem solos em avançado estágio de intemperização, muito evoluídos, profundos e estáveis fisicamente, o que favorece o seu manejo e uso.

A classe de solo que se enquadra nessa descrição é

Em algumas áreas da Amazônia, predominam solos de baixa fertilidade, muito intemperizados e profundos; na Formação Solimões, é mais comum a ocorrência de solos férteis, como, por exemplo, nas planícies aluviais e nos terraços e baixos planaltos das bacias do Purus, Juruá e do Alto Amazonas.

A alta fertilidade desses solos é atribuída à

Com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas visando ao ordenamento da expansão e produção de cana-de-açúcar no território brasileiro, foi elaborado pela Embrapa o Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar para a produção de etanol e açúcar. Para tal, algumas áreas foram excluídas a fim de direcionar a produção em bases mais sustentáveis.

São áreas excluídas pelo Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar, EXCETO as(os)

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Foto de perfil vazia
Por Guilherme Moreira em 19/01/2023 10:49:30
Não sei

Participe, faça um comentário.