1 Q17031 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPMarque a alternativa CORRETA. a) Mediante, Subdominante e Dominante são os nomes dos 3º, 6º e 7º graus respectivamente das escala diatônica. b) Mediante, Superdominante e Subdominante são os nomes dos 3º, 6º e 4º graus respectivamente da escala diatônica. c) Supertônica, Tônica e Sensível são os nomes dos 8º, 1º e 7º graus respectivamente da escala diatônica. d) Subtônica, Tônica e Mediante são os nomes dos 8º, 1º e 6º graus respectivamente da escala diatônica. 2 Q17032 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPSobre os acordes de 03 sons, marque a alternativa CORRETA: a) O acorde perfeito menor é encontrado nos II, III e V graus das escalas maiores e nos I e IV das escalas menores. b) O acorde perfeito maior é encontrado nos I, IV e V graus das escalas maiores e nos V e VI graus das escalas menores. c) O acorde de 5ª aumentada é encontrado no III grau das escalas maiores e menores. d) De acordo com a classificação com que são formados, os intervalos de 03 sons, chamam-se perfeito maior, perfeito, menor, 5ª justa, 5ª diminuta e 5ª aumentada. 3 Q17033 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPMarque a alternativa CORRETA. a) O acidente tonal é colocado à esquerda, em cima ou abaixo da nota e às vezes sobre parênteses. b) Os acidentes são de quatro tipos: fixo, de precaução, tonal e ocorrente. c) O acidente ocorrente é colocado à esquerda da figura. Altera todas as notas do mesmo nome e da mesma altura, apenas no compasso onde se encontra. d) Na ligadura, caso as notas atinjam outro compasso, é necessário marcar todas com o acidente ocorrente, pois a ligadura não prolonga o efeito do acidente. 4 Q17034 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPMarque a alternativa CORRETA. a) No intervalo disjunto os sons são sucessivos e nos melódicos, os sons são coincidentes. b) O intervalo é a distância entre dois sons. Pode ser melódico, conjunto, simples, disjunto, descendente, harmônico, composto e ascendente. c) No intervalo ascendente, o primeiro som é o mais grave que o segundo e no harmônico, as notas são alternadas. d) No intervalo conjunto, as notas são imediatas e no disjunto são coincidentes. 5 Q17035 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPMarque a alternativa CORRETA.. a) Compassos alternados são aqueles formados pela reunião de dois ou três compassos diferentes executados alternadamente. b) Compassos mistos é a reunião de dois compassos diferentes executados alternadamente. c) O numerador indica a espécie da figura que entra no compasso. d) O denominador indica quantas figuras entram no compasso e quantos tempos ele contém. 6 Q17036 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPEm relação aos intervalos formados com as notas naturais, marque a alternativa CORRETA: a) Todas as 3ª que contiverem intercalados um dos semitons Mi - Fá ou Si - Dó, são menores. Os que não contiverem os semitons são maiores. b) As 4ª são todas Justas, com exceção de Mi - Lá, que é aumentada. c) As 5ª são todas Justas, com exceção de Lá - Mi, que é diminuta. d) Todas as 7ª que contiverem intercalados um dos semitons Mi - Fá ou Si - Dó, são maiores. As que contiverem ambos os intervalos são diminutas. 7 Q17037 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPMarque a alternativa CORRETA: a) Na descida da escala Menor Harmônica, o VII grau passa a chamar-se Subtônica, pois desaparece o intervalo de semitom do VII para o VIII grau. b) Na escala Menor Harmônica, os semitons são encontrados do II para o III grau, do V para o VI e do VII para o VIII. Do VI para o VII tem intervalo de 2ª aumentada. c) Partindo do Tom principal de Lá Menor, as demais escalas são formadas por intervalos de 4ª Justas ascendentes, aquelas cuja armadura são formadas por sustenidos. d) Na escala Menor Melódica, o VI grau sobe e desce com alteração ascendente. Por esse motivo, o VI grau chama-se grau modal. 8 Q17038 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPMarque a alternativa CORRETA. a) Na subida da escala cromática do modo Maior, os III e IV graus não devem ser alterados, não podendo ser repetidos. b) Na subida da escala cromática do modo Maior, usam-se alterações ascendentes, com exceção do IV. Na descida, usam-se alterações descendentes, com exceção do VI grau. c) Na formação da escala cromática entram 13 notas, sendo 08 naturais e 05 alteradas, formando 12 semitons (05 cromáticos e 07 diatônicos), sendo 02 semitons naturais e 10 alterados. d) Na descida da escala cromática do modo Maior, repetem-se todos os graus, com exceção dos I e VI. 9 Q17039 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSPSobre a composição da Série Harmônica, marque a alternativa que representa a sequência CORRETA dos primeiros harmônicos. a) É formada por 8ª justa, 5ª justa, 4ª justa, 3ª menor, 3ª menor, 3ª Maior, 2ª Maior. b) É formada por 8ª justa, 5ª justa, 4ª justa, 3ª Maior, 3ª Maior, 3ª menor, 2ª menor. c) É formada por 8ª justa, 5ª justa, 4ª justa, 3ª Maior, 3ª menor, 3ª menor, 2ª Maior. d) É formada por 8ª justa, 5ª justa, 4ª Maior, 3ª Maior, 3ª menor, 3ª menor, 2ª Maior. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF