Simulados História

Exército Brasileiro (EsFCEx) - História - Aluno

Resolva online questões do simulado da prova - Exército Brasileiro (EsFCEx) - História - Aluno, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 7 questões
👥 108
Difícil
📊 40%
6 ótimo
26 bom
57 regular
19 péssimo

1 Q18789 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

A transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 teve efeitos imediatos importantes no cenário do Império como um todo e no contexto particular da colônia. Assinale a única opção que contém dois desses efeitos.

2 Q18790 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

O Estado português moderno estabeleceu o sistema de sesmarias na América a partir do século XVI. Com base na bibliografia sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

I. A instituição da sesmaria procurou atender àqueles que já tinham a posse da terra na colônia.
II. O Regimento dado pelo Rei D. João III ao primeiro governador geral determinou que a concessão de sesmarias nas margens dos rios deveria ser feita apenas a pessoas que possuíssem recursos para construir engenhos.
III. A concessão de sesmaria não podia ser revogada, independente do aproveitamento das terras pelos sesmeiros.

3 Q18791 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

I. A Constituição brasileira de 1824, esquivando-se do federalismo, estabeleceu o sistema monárquico unitário para o País.
II. A Confederação do Equador, cujo centro de gravidade foi a Província de Pernambuco em 1824, foi um movimento de reação ao processo de centralização comandado por D. Pedro I.
III. A Constituição de 1824, outorgada pelo Imperador, foi facilmente aceita pelas regiões, pois eram frágeis as aspirações localistas naquele contexto político da história brasileira.

4 Q18792 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Sobre o Movimento Republicano, analise as afirmativas e a seguir assinale a resposta correta.

I. O Manifesto Republicano do Rio de Janeiro, escrito por Quintino Bocaiúva, foi aceito de imediato em quase todas as províncias, contribuindo para a consolidação do movimento nessas regiões.
II. O Manifesto Republicano de 1870 foi um documento socialmente conservador, apesar de trazer em seu conteúdo propostas importantes quanto à organização política do País em moldes federalistas.
III. O Manifesto Republicano ganhou notoriedade à medida que defendia abertamente o fim da escravidão e as reivindicações militares.

5 Q18793 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

A passagem da monarquia à república envolveu a ação de classes, grupos profissionais e corporações diversificadas que, após um largo período de disputas, fizeram prevalecer a nova forma de governo no Brasil. Analisando o momento histórico em pauta, marque a única opção que contém somente atores sociais ou agentes políticos que contribuíram para a proclamação da forma republicana de governo.

6 Q18794 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

A Constituição de 1937 fundou uma fase política que ficou conhecida como Estado Novo. Assinale a única opção que reúne duas características políticas do período.

7 Q18795 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Sobre o trabalhismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. Foi uma política restrita ao Partido Trabalhista Brasileiro, que via na sua prática a saída para a implementação de reformas sociais e econômicas.
II. O trabalhismo, apesar do seu aporte paternalista, correspondeu a um programa de reformas sociais, nacionalistas e desenvolvimentistas.
III. Constituiu-se em uma doutrina cujas características podem ser sintetizadas em um projeto de cidadania bastante específico, no qual se misturaram elementos da social-democracia e do assistencialismo do governo

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.