O próximo item deve ser respondido com base no texto abaixo.
O campo brasileiro foi dominado pela grande propriedade ao longo da história.
Entre as décadas de 1950 e 1980, a monocultura e a mecanização foram estimuladas por sucessivos governos como modelo de desenvolvimento e crescimento econômico. Enquanto isso, a agricultura familiar esteve relegada a segundo plano na formulação de políticas agrícolas, [...].
Fonte: MOREIRA; SENE, 2010, p. 658
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre a agropecuária brasileira, é correto afirmar que
a) há uma superutilização do território brasileiro para a atividade agrícola, ocupando cerca de 60% das terras do país com lavouras permanentes.
b) predomina a produção de commodities, voltados, sobretudo, ao mercado internacional, com prejuízo à produção de alimentos para fins de abastecimento interno.
c) ocorre uma superação da agricultura de precisão e biotecnológica pelo agronegócio, com a chegada do capital estrangeiro ao campo.
d) o Estado pouco participa do financiamento necessário à criação de novos sistemas de engenharias ligados às atividades agropecuárias.
e) as fronteiras agrícolas explicam o processo de modernização do campo, pois cria reserva espacial para a introdução maciça de maquinário e produtos químicos.