1 Q24881 | Pedagogia, Pedagogo, CISCOPAR, Ensino SuperiorA ideia de que a educação se torna um momento da experiência dialética total da humanização dos homens, com igual participação dialógica do educador e do educando, é defendida por: a) Karl Marx b) Maria Montessori. c) Paulo Freire. d) Augusto Cury e) Rubem Alves. 2 Q24882 | Pedagogia, Pedagogo, CISCOPAR, Ensino SuperiorAnísio Teixeira pensava a educação escolar como um direito que deveria ser estendido a toda a população, o que demandaria escolas gratuitas de todos os níveis de ensino. Esse pensador brasileiro fez parte de um movimento de intelectuais brasileiros, o qual deu origem a uma nova tendência pedagógica, denominada: a) Escola Nova. b) Escola Libertária c) Escola Pública de Qualidade d) Escola Cidadã. e) Escola Aberta. 3 Q24883 | Pedagogia, Pedagogo, CISCOPAR, Ensino SuperiorO método pedagógico da Pedagogia Histórico-Crítica contempla as seguintes etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. O principal defensor dessa tendência pedagógica é: a) Lev Vygotsky. b) John Dewey c) Jean Piaget. d) Paulo Freire e) Dermeval Saviani. 4 Q24884 | Pedagogia, Pedagogo, CISCOPAR, Ensino SuperiorSobre a organização da educação brasileira, é INCORRETO afirmar: a) Os docentes devem participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. b) A participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes está assegurada na LDB/1996. c) Os estabelecimentos de ensino devem prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento. d) O Ministério da Educação elabora e executa a proposta pedagógica de cada estado e de cada município. e) Os estabelecimentos de ensino devem administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros. 5 Q24885 | Pedagogia, Pedagogo, CISCOPAR, Ensino SuperiorSobre o processo de letramento e alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, é INCORRETO afirmar: a) A apropriação da linguagem escrita pressupõe uma interação do sujeito da aprendizagem com seu objeto. b) Antes do período de escolarização, as crianças já participam de inúmeras práticas letradas. c) Um escritor competente deve saber selecionar o gênero apropriado a seus objetivos e à circunstância em que realizará seu discurso. d) A escola deve atribuir uma significação para a escrita da criança. e) A alfabetização das crianças deve ser realizada por meio de memorização de sílabas e palavras. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF