1 Q27214 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJO século XVIII é político-pedagógico por excelência. É nesse século que se realiza a passagem do controle da Educação da Igreja para o Estado. Dentre os grandes pensadores da época, chamados “iluministas” ou “ilustrados”, que lutavam em defesa da racionalidade, das liberdades individuais e contra o desmedido poder da Igreja e dos governantes, podem- se citar Rousseau, Kant e os pedagogos Pestalozzi, Herbart e Froebel. De acordo com Gadotti, o iluminismo educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa que, ainda nos dias atuais, insiste predominantemente na: a) transmissão de conteúdos e na formação social individualista; b) educação integral e na formação social do trabalhador; c) transformação da razão social em força social e na autonomia pedagógica; d) auto-educação e no trabalho coletivo; e) pedagogia do diálogo e na formação social coletiva. 2 Q27215 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJLauro de Oliveira Lima, cujo pensamento está estreitamente vinculado à prática de uma escola experimental piagetiana, propõe, em sua teoria da educação, os “dez mandamentos do ensino”. Assinale a alternativa que indica um desses mandamentos: a) Prestigie a memorização – ela pode resultar na melhor apreensão dos conteúdos; b) Prepare antecipadamente o material didático a ser utilizado, de acordo com o planejamento dos conteúdos a serem transmitidos; c) Considere, prioritariamente, o contexto social da criança e as interações que ela estabelece com as outras crianças e com os adultos; d) A disciplina é fundamental – evite propor jogos e brincadeiras que tornam as crianças dispersivas; e) Leve as crianças a discutirem entre si as situações propostas, respeite suas conclusões, mesmo as erradas – elas correspondem ao nível mental da criança. 3 Q27216 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJOs relatórios do SAEB, ao longo de uma década, foram analisados por Gomes em “Novas Perspectivas Sociológicas”. O autor destaca que um item avaliado, cujo efeito mostrou- se nulo sobre o desempenho dos alunos, gerando dúvidas quanto à sua efetividade, foi: a) o desenvolvimento pelo professor de mais de oitenta porcento dos conteúdos; b) o acesso à informação e a suficiência de recursos na escola; c) a exigência de concurso público para o ingresso de professores e diretores; d) a realização de reuniões pedagógicas periódicas; e) a escolaridade adequada de diretores e professores. 4 Q27217 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJHoffmann afirma que há, por parte dos professores, o uso equivocado dos testes, principalmente considerando-se que a sua finalidade mais importante, na escola, deve ser: a) investigação, mensuração e classificação; b) investigação, análise de resultados e nova ação; c) constatação, mensuração e análise de resultados; d) constatação, classificação e repetição de conteúdos; e) análise de resultados, repetição de conteúdos e classificação. 5 Q27218 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJDuas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor– alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos. Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente: a) a liberal tradicional e a liberal renovada não-diretiva; b) a progressista libertadora e a progressista libertária; c) a liberal renovada não-diretiva e a progressista libertadora; d) a crítico-social dos conteúdos e a progressista libertária; e) a liberal tradicional e a crítico-social dos conteúdos. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF