Simulados Português

Analista Judiciário - Tribunal Regional do Trabalho - TRT

Resolva online questões do simulado da prova - Analista Judiciário - Tribunal Regional do Trabalho - TRT, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 11 questões
👥 64
Difícil
📊 45%
8 ótimo
18 bom
26 regular
12 péssimo

1 Q477 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Assinale a opção que completa o segmento abaixo, respeitando as regras da norma padrão e os requisitos de organização textual. Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em maio de 2000 – a Lei de Responsabilidade Fiscal marcou o início de uma nova era na administração pública brasileira. E tornou-se instrumento de uma profunda mudança na forma de administrar as finanças públicas, nos três Poderes, nos três níveis de governo.[....................]

(Baseado em Martus Tavares, A Lei de Responsabilidade Fiscal, www.mte.gov.br)

2 Q478 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Fragmentos do artigo Pela busca do desenvolvimento, de Fernando Cardim de Carvalho (Folha de São Paulo, 18/10/2003), foram adaptados para compor os itens a seguir. Ordene-os de acordo com a seqüência em que, pela coerência e coesão, formam um texto.

I. E nesse processo, cada lado tenta mostrar sua posição como mais forte do que realmente é, tentando convencer o oponente de sua própria fraqueza.
II. Formalmente, qualquer processo de negociação envolve questões de duas naturezas: uma de princípios, outra de eficiência.
III. Na prática, essas duas dimensões se confundem. Muitas vezes a busca de uma estratégia eficiente de negociação acaba sendo apenas um véu a cobrir a incapacidade de defender princípios.
IV. Já a eficiência diz respeito aos modos de negociação, já que tal processo raramente é de modo transparente.
V. Na primeira, define-se o que se almeja obter, mas também, e principalmente, os limites do aceitável, do que se pode oferecer.

A seqüência correta é

3 Q479 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os de forma coesa e coerente e assinale a opção correspondente.

( ) Há 30 anos, por exemplo, a Irlanda era um país pobre, com elevado índice de analfabetismo e população pouco educada: figurava entre os últimos na Europa.
( ) Entre os países que apresentaram bons resultados, pelo menos três estavam em situação parecida com a brasileira há três décadas. Não tivemos a mesma história porque preferimos outras prioridades.
( ) Ao analisarmos a vergonha de estarmos entre os piores países do mundo em educação, esquecemos de analisar aqueles que estão entre os primeiros.
( ) Desde então, a Irlanda investiu contínua e prioritariamente na educação de seu povo. O resultado está no mesmo relatório que envergonhou o Brasil: a Irlanda é hoje um dos países com a melhor educação, entre todos do mundo.
( ) No lugar de mais infra-estrutura econômica e desperdício em prédios públicos, a decisão foi a de que o país concentraria seus investimentos, ao longo das décadas seguintes, independentemente de resultados eleitorais, em três objetivos: saúde de qualidade e gratuita para todos, educação de excelência para todos e ciência e tecnologia de ponta.
( ) Quando surgiu a possibilidade de ingresso na Comunidade Econômica Européia, em 1973, os três partidos políticos irlandeses da época reuniram um grupo de pessoas, escolhidas entre personalidades nacionais e dirigentes políticos, para responder a uma pergunta: o que fazer para a Irlanda se transformar num país desenvolvido, voltado para o futuro?

(Cristovam Buarque)

4 Q481 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Assinale a opção que não constitui uma articulação coesa e coerente para as duas partes do texto.

Tendo em vista que 50% da população brasileira vivem com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e que 10% se encontram no nível da miséria absoluta, é aspiração nacional que se desenvolvam políticas compatíveis com as necessidades desses segmentos._________________________ demandas de emprego e renda por meio da “economia solidária” e de formas associativas, tais como cooperativas, por exemplo, ou de políticas habitacionais de titulação da propriedade em situação irregular, facilitando ao seu titular o acesso ao crédito e às condições mínimas de cidadania.

(Aspásia Camargo, “Um novo paradigma de desenvolvimento”)

5 Q482 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Complete as lacunas do texto abaixo de modo a garantir a coerência e a coesão textuais. Na advocacia, o reconhecimento do mérito por meio de remuneração é um conceito consagrado com uma expressão que soa estranha aos ouvidos leigos: a “sucumbência”. Mas o que a palavra expressa é uma idéia simples: o advogado que conduziu a vitória tem direito a uma fatia do ganho que ele patrocinou. Esse sistema é tão gritantemente eficiente que o próprio poder público o adota. ___________________ a sucumbência é, pois, de certa forma, incentivar a incompetência. Ou, ao menos, ___________________. Nega-se a sucumbência, por exemplo, nas ações civis públicas e nas ações populares – exceto quando há dolo contra o Estado. A intenção do legislador teria sido a de ____________________. Não funcionou.

(Ricardo Tosto, “Para honrar o mérito”, Correio Braziliense, D&J, 17/11/2003, p.2)

6 Q483 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Está transcrito abaixo um trecho da crônica “Meditações sobre o amor”, da escritora brasileira recentemente falecida, Rachel de Queiroz. O trecho foi dividido em três partes, identificadas por algarismos romanos. Para cada parte foi proposta uma frase-síntese, com idêntica numeração. Responda ao que se pede.

I. Não é a todos que se apresenta oportunidade de amar, nem se encontra capacidade de amar em todos a quem a oportunidade se apresenta. É mister que se reúnam capacidade e oportunidade, oportunidade e pessoa.
II. Quanto ao objeto do amor – isso é somenos. Todos sabem que é melhor amado aquele que menos o merece, ou aquele que nem sequer tem consciência do amor alheio por si.
III. Porque jamais os olhos ou a inteligência ajudam o coração amante, ou, se ajudam, fazem-no de modo passivo: apagando-se, deixando de enxergar e de discernir, fugindo ao exercício do seu ofício natural que é prevenir o dono contra surpresas e maus passos.

Julgue as frases propostas para cada parte do texto.

(I) O amor é coisa rara.
(II) É melhor amar que ser amado.
(III) O amor é cego e burro.

Conserva(m) e sintetiza(m) os sentidos fundamentais do texto:

7 Q484 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

O texto abaixo foi construído obedecendo a determinado esquema de ordenação das idéias. Indique a opção que reproduz corretamente tal esquema, baseando-se na seguinte numeração:

(I) Responsabilidade na tomada de decisão
(II) Refutação de determinada tese
(III) Posicionamento pessoal

A redução da maioridade penal não é uma solução mágica para o combate à violência. Precisamos urgentemente fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido. Além disso, as penas para os adultos que usam os menores buscando escapar da punição devem ser endurecidas. Cabe aos formuladores de políticas públicas definirem ações futuras com serenidade e isenção, para não agirem sob o impacto da emoção e da racionalidade.

(Baseado em texto da senadora Patrícia Saboya Gomes, FSP, 15/11/2002).

8 Q485 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Aponte o segmento inteiramente correto quanto às regras de construção morfossintática da norma padrão quanto à precisão e adequação vocabular.

9 Q486 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com inserção de "erro" de concordância.

10 Q487 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Julgue os itens como Certos ou Errados quanto à concordância nominal ou verbal, colocando C ou E nos parênteses.
Assinale, a seguir, a opção que contém a seqüência correta.

O artigo 1.725 do novo Código Civil informa que, não havendo estipulação em contrato escrito, os bens móveis e imóveis onerosamente adquiridos por um ou por "ambos os companheiros", no período em que durar a união estável, são considerados "fruto" do trabalho e da colaboração comum. Mesmo que se "equivoque" os companheiros na aquisição de quaisquer bens, as regras para transação por contrato escrito entre os adquirentes, "encontrados" nesse artigo, podem ser alteradas, modificando, por exemplo, os percentuais ou cotas condominiais entre eles "existente".

(Baseado em “A união estável no novo Código Civil”, Álvaro Villaça Azevedo, Correio Braziliense, 17/11/2003)

( ) ambos os companheiros ( ) fruto ( ) equivoque ( ) encontrados ( ) existente

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Tássia Braga Lima Oliveira
Por Tássia Braga Lima Oliveira em 15/07/2011 22:58:41
Bem razoável o nível dessa prova. A questão de número sete foi a que mais me deu trabalho. Boa sorte a todos! =)
cristiane cruz
Por cristiane cruz em 08/08/2011 20:43:40
Achar erros é o que pega para mim.
Usuário
Por marilei da silva coelho em 15/03/2012 18:48:09
Questão 485 - os investigados podem ter registrado imóveis em nome de terceiros.

não seria... possam?
RENAN TASSI
Por RENAN TASSI em 23/03/2012 11:13:52
Sempre demoro nessas questoes
neyres aparecido da silva
Por neyres aparecido da silva em 07/04/2012 11:19:55
Enfim, mais uma gabaritada...
Usuário
Por Virgílio Barbosa em 19/04/2012 18:08:14
A questão 6, tenho quase certeza q a resposta certa é a letra E. Se não for ta bom igual, errei só essa mesmo!!!
eduardo lunguinho
Por eduardo lunguinho em 17/10/2012 19:53:09
Nível elevado, acertei 9, levando 4min para cada questão em média. Esses tipos de questões demandam muito tempo/raciocínio!!!
mary ane alves macedo
Por mary ane alves macedo em 29/03/2013 18:31:09
Cansativa pra caramba...
Acertei 8
joelco torres de sa
Por joelco torres de sa em 11/09/2013 22:17:41
Gostei acertei 9, mas é preciso mais para alcançar a tão sonhada vaga.
Usuário
Por Morgana Prebianca em 21/06/2014 19:30:24
tem que estudar muito ainda....
antonio gomes
Por antonio gomes em 18/10/2015 18:23:43
Apesar de demorar terminar, gabaritei!

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.