Simulados Pedagogia CONDER - Pedagogia - Pedagogo Resolva online questões do simulado da prova - CONDER - Pedagogia - Pedagogo, confira o gabarito e baixe o PDF! 🏷️ 8 questões 👥 256 Médio 📊 62% 31 ótimo 186 bom 33 regular 6 péssimo 1 Q30041 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV, Ensino Superior“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao‐escolar/alimentacao‐ escolar‐apresentacao). O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo. De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar. a) Lixão. b) Compostagem. c) Incineração. d) Aterro sanitário. e) Aterro controlado. 2 Q30042 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV, Ensino Superior“Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, (...) o papel central da educação para a "construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado", o que requer "responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário"". (Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deverá trabalhar com o tema Meio Ambiente contribuindo para que os alunos sejam capazes de a) analisar fatos identificando, sob o ponto de vista ambiental, oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida. b) adotar posturas que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis, apenas em âmbito escolar. c) compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas apenas em âmbito local. d) identificar que o ser humano não é parte integrante da natureza e, por isso, não precisa se sentir afetivamente ligado a ela. e) conhecer e compreender, de modo isolado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente. 3 Q30043 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV, Ensino Superior“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007. O Ideb é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. (...) que, em 2021, o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos". (Fonte: http://portal.inep.gov.br) Observe o quadro sobre a evolução do Ideb numa escola fictícia: Escola Municipal A 2007 2009 2011 3,9 4,3 4,1 A queda do Ideb em 2011 pode ser explicada pelos fatores a seguir, à exceção de um. Assinale‐o. a) Manutenção da proficiência em matemática, redução da proficiência em língua portuguesa e redução do fluxo (taxa de rendimento escolar). b) Manutenção das proficiências em matemática e língua portuguesa e redução do fluxo (taxa de rendimento escolar). c) Aumento das proficiências em matemática e língua portuguesa e aumento do fluxo (taxa de rendimento escolar). d) Redução das proficiências em matemática e língua portuguesa e redução do fluxo (taxa de rendimento escolar). e) Redução das proficiências em matemática e língua portuguesa e manutenção do fluxo (taxa de rendimento escolar). 4 Q30044 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV, Ensino Superior“A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, detalha, entre outros aspectos, a competência de cada ente federado. Assinale a alternativa que apresenta uma incumbência da esfera municipal. a) Elaborar as diretrizes curriculares para a educação básica. b) Coletar, analisar e disseminar informação sobre a educação. c) Avaliar a educação nacional em todos os níveis. d) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio. e) Oferecer a educação infantil em creches e pré‐escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. 5 Q30045 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV, Ensino SuperiorNo livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico". Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento a) As crianças aderem a uma escala comum de referência, ou seja, apresentam definições idênticas às mesmas palavras. b) as crianças, durante uma conversa, conservam as definições que elas mesmas deram e as afirmações que fizeram. c) As crianças apresentam extrema dificuldade em se colocar no ponto de vista do outro, fato que as impede de estabelecer relações de reciprocidade. d) As crianças não elegem o ponto de vista próprio como absoluto. e) As crianças apresentam domínio do seu “eu", sendo autônomas no seu modo de pensar e de agir. 6 Q30046 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV, Ensino SuperiorO Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação. Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir. I. Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. II. Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões. III. Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. Assinale: a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se apenas a afirmativa III estiver correta. c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 7 Q30047 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV, Ensino SuperiorGuiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau, apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente" e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares. Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes": 1) responsabilidade da escola; 2) culpa da vítima; 3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2. a) Insuficiência do tempo de permanência na escola e atitudes preconceituosas do professor. b) Falta de recursos humanos e materiais e ausência de valores morais e desorganização da família. c) Desinteresse, falta de esforço da criança e baixo QI. d) Desnutrição, alimentação fraca e inadequação dos conteúdos aos valores culturais dessas crianças. e) Abandono e desinteresse dos pais e falta de condições econômicas da família para assistir aos filhos. 8 Q30048 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV, Ensino SuperiorSobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir. I. O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar‐se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem. II. A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica. III. Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação. Assinale: a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se apenas a afirmativa III estiver correta. c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF Deixe seu comentário Participe, faça um comentário.