Simulados História História do Brasil

SEDUC RO - História do Brasil - Professor de História

Resolva online questões do simulado da prova - SEDUC RO - História do Brasil - Professor de História, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 5 questões
👥 631
Médio
📊 64%
300 ótimo
170 bom
140 regular
21 péssimo

1 Q31075 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

“Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D"ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).

Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:

2 Q31076 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

“Nesse sentido, discordamos de uma explicação baseada num só fator – que consideramos, entretanto, muito importante – e sugerimos questionar a estabilidade em torno de três temas fundamentais: o papel dos partidos políticos (especificamente a aliança PSD/PTB); o papel das Forças Armadas (notadamente o Exército, sob a chefia do General Lott) e o papel do Executivo, através de sua política econômica-administrativa.” (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O governo Kubitschek – Desenvolvimento e Estabilidade política . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 26).

Com relação à política econômica de Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:

3 Q31077 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

“Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de escravos de origem africana, adeptos do Islã, saiu às ruas de Salvador e, durante mais de três horas, enfrentou tropas da cavalaria e milícias. Centenas de escravos e libertos participaram, cerca de setenta morreram e mais de quinhentos foram punidos com penas de morte, prisão, açoites e deportação.” (A Construção do Brasil . In: Revista Nossa História. São Paulo: Editora VeraCruz, 2006. p. 79).

O episódio ficou conhecido como:

4 Q31078 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

“Portugal nunca se conformou com o decréscimo da produção aurífera, atribuindo a queda da arrecadação do quinto ao extravio e ao contrabando. Para os colonos mineiros, a percepção da pobreza e da dependência da Metrópole foi crescendo lentamente, até atingir uma verdadeira tomada de consciência, expressa na Inconfidência.” (BARROS, Edgar Luiz de. Os Sonhadores de Vila Rica . São Paulo: Atual, 1989. p. 22).

Com relação à Inconfidência Mineira, é correto afirmar que:

5 Q31079 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

A produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que:

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por Osmario Ferreira em 30/03/2020 22:13:24
Também estou achando show de bola estudar fazendo simulados. Esta prática é um bom método para acelerar nossos estudos.
Usuário
Por HENRIQUE APARECIDO DA SILVA em 28/11/2024 11:28:30
Parabéns Show de Bola

Participe, faça um comentário.