Simulados Raciocínio Lógico Equivalência Lógica e ...

DETRAN ES - Equivalência Lógica e Negação de Proposições - Assistente Técnico de Trânsito

Resolva online questões do simulado da prova - DETRAN ES - Equivalência Lógica e Negação de Proposições - Assistente Técnico de Trânsito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 4 questões
👥 304
Difícil
📊 49%
20 ótimo
182 bom
78 regular
24 péssimo

1 Q32148 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Técnico de Trânsito, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a sentença “sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa”, julgue o item subsecutivo.

A sentença “o radar não está danificado ou desligado” é logicamente equivalente à sentença “o radar não está danificado e também não está desligado”.

2 Q32149 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Técnico de Trânsito, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a sentença “sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa”, julgue o item subsecutivo.

A afirmação do enunciado é logicamente equivalente à sentença “se um motorista passar em excesso de velocidade por um radar e este não estiver danificado ou desligado, então o motorista levará uma multa”.

3 Q32150 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Técnico de Trânsito, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a sentença “sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa”, julgue o ite subsecutivo.

Se forem verdadeiras a afirmação do enunciado e a sentença “um motorista levou uma multa”, então, do ponto de vista lógico, é correto concluir que tal motorista passou em excesso de velocidade por um radar, que o radar não está danificado e também que o radar não está desligado.

4 Q32151 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Assistente Técnico de Trânsito, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

No ambiente de trabalho, é comum se ouvir o seguinte dito popular: “Quem trabalha pouco erra pouco. Quem não trabalha não erra. Quem não erra é promovido. Logo, quem não trabalha é promovido.”

Com relação ao argumento desse dito popular, julgue o item que se segue.

Admitindo- se que a negação da sentença “aquela pessoa trabalha pouco” possa ser expressa por “aquela pessoa trabalha muito”, das premissas do argumento do referido dito popular é correto concluir que “quem trabalha muito erra muito”.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.