Simulados Direito Administrativo

TRE PB - Direito Administrativo - Técnico Judiciário

Resolva online questões do simulado da prova - TRE PB - Direito Administrativo - Técnico Judiciário, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 15 questões
👥 112
Difícil
📊 46%
14 ótimo
24 bom
64 regular
10 péssimo

1 Q38036 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Marina é servidora federal estatutária e aposentou-se há cerca de 9 meses. Não tendo se acostumado à inatividade, apresentou requerimento à Administração pública que integrava, externando intenção de voltar à ativa. O pedido, de acordo com o que prevê a Lei nº 8.112/1990:

2 Q38037 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Em uma repartição pública municipal são feitas, periodicamente, contratações regulares de estagiários, atendendo ao interesse público e também permitindo que o Poder Público contribua para a capacitação dos universitários. Constatou-se, certa vez, que um dos estagiários que atuava em determinado setor vinha cobrando pelo fornecimento de informações e certidões cuja gratuidade é garantida por lei. Os valores coletados, apurou-se, destinavam-se ao uso particular do referido estagiário. Considerando o que dispõe a Lei nº 8.429/1992, o estagiário:

3 Q38038 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

As competências exercidas pelos diversos órgãos e entes públicos devem ser públicas e disciplinadas nos atos normativos competentes. De acordo com a Lei nº 9.784/1999, essas competências:

4 Q38039 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Considere o seguinte trecho extraído da obra de Diogo de Figueiredo Moreira Neto:

“... a melhor realização possível da gestão dos interesses públicos, posta em termos de plena satisfação dos administrados com os menores custos para a sociedade, ela se apresenta, simultaneamente, como um atributo técnico da administração, como uma exigência ética a ser atendida no sentido weberiano de resultados, e, coroando a relação, como uma característica jurídica exigível de boa administração dos interesses públicos." (Curso de Direito Administrativo, 16ª edição, 2014, Rio de Janeiro: Forense, p. 116).

É correto concluir que os ensinamentos do autor se referem ao conteúdo do princípio da

5 Q38040 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

A organização da sociedade exige o estabelecimento de regras para ditar o convívio harmônico e balizar os diversos interesses contrapostos, incluindo os titularizados pelos administrados e os interesses públicos, que servem à coletividade. Para o estabelecimento dessa equação:

6 Q38041 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

A Administração pública precisava adquirir material descartável para uso em unidades de saúde, tais como algodão e esparadrapo, tendo submetido ao órgão jurídico proposta de abertura de licitação para tanto. Dentre as alternativas abaixo, identifique a modalidade mais ágil e se há outra passível de ser legalmente utilizada, ainda que demande mais tempo:

7 Q38042 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Os contratos administrativos diferem dos demais contratos firmados pela Administração pública, pois

8 Q38043 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Equação econômico-financeira do contrato, nos dizeres de José dos Santos Carvalho Filho, é a relação de adequação entre o objeto e o preço, que deve estar presente ao momento em que se firma o ajuste. Quando é celebrado qualquer contrato, inclusive o administrativo, as partes se colocam diante de uma linha de equilíbrio que liga a atividade contratada ao encargo financeiro correspondente.

(Manual de Direito Administrativo, 25ª edição, 2012. São Paulo: Atlas, p. 197)

Essa equação:

9 Q38044 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Considere as afirmativas:

I. Serviço público é toda utilidade prestada pelo Poder Público em favor da coletividade, vedada delegação da execução a particulares, sob pena de alteração do regime jurídico e desnaturação do objeto.
II. Serviço público pode ser prestado diretamente pelo Estado ou por meio de delegação a particulares, o que não afasta a submissão aos princípios que garantem a adequada prestação daquela utilidade aos usuários.
III. O princípio da continuidade dos serviços públicos permite que o Estado prorrogue reiteradamente os contratos por meio dos quais delega a execução daquelas atividades aos particulares.

Está correto o que se afirma em

10 Q38045 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Quando o Poder Público está sujeito ao princípio da licitação para suas contratações, garante não só a isonomia entre os potenciais interessados, mas também a obtenção do melhor preço para a Administração pública. Há, no entanto, exceções a esse princípio, tais como as contratações

11 Q38046 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Dentre os poderes atribuídos à Administração pública, é inerente ao poder

12 Q38047 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

A imperatividade que reveste os atos administrativos

13 Q38048 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

A extinção do ato administrativo pode se dar por diversos fundamentos, sendo que a extinção dos atos discricionários

14 Q38049 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades de um servidor público. São características típicas do cargo público: 

15 Q38050 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

O princípio da supremacia do interesse público

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.