Simulados Recursos Humanos Gestão de Pessoas

IFB - Gestão de Pessoas - Auxiliar em Administração

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🏷️ 15 questões
👥 88
Difícil
📊 31%
2 ótimo
15 bom
50 regular
21 péssimo
Para Carvalho et al. (2012, p. 322-325), algumas características de autoridade, poder e liderança trilham um mesmo caminho, interligando-se intimamente. Em acordo com os autores, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Autoridade
II) Poder
III) Liderança

( ) Consiste em ter a faculdade de exigir que alguém cumpra a sua vontade, mesmo que não queira.
( ) O exercício desta ação pode provocar a alteração do nível de produtividade em outras pessoas.
( ) Consiste no reconhecimento da presença do aspecto legal e legítimo no exercício de uma função.
( ) É uma habilidade que pode ser desenvolvida e utilizada para influenciar pessoas para que possam desempenhar suas atividades com alegria.
( ) É fazer com que as metas que necessitam ser atingidas sejam alcançadas por meio dos colaboradores, que pensam em agradar e satisfazer, primeiramente, aos clientes, antes de agradar ou satisfazer à chefia imediata ou a si mesmos.
( ) Uma das segmentações desta ação considera o aspecto negativo ou reverso da recompensa, uma vez que a punição varia desde a perda de pequenos privilégios até mesmo à demissão.
( ) É a habilidade de conseguir que, de livre e espontânea vontade, outros façam o que uma pessoa quer que seja feito, unicamente por causa de sua influência pessoal.
( ) Outra segmentação desta ação refere-se ao que está presente em um colega de trabalho, que atrai os demais a ficarem do seu lado em razão de seu carisma, prestígio e da admiração que inspira.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associações de características, de cima para baixo.

A ______________ e a ______________ são aspectos que podem ser transferidos a outras pessoas para realizar atividades específicas. Sua delegação à pessoa que as recebe representa uma declaração de confiança da chefia imediata, devendo ficar explícito que o subordinado passa a ter condições de cumprir as determinações de seu superior hierárquico.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do parágrafo acima, respectivamente.

Sobre as barreiras à delegação é INCORRETO afirmar que:

Leia as afirmativas sobre Cultura Organizacional.

I) A cultura organizacional não é algo palpável, que se possa tocar.
II) O modo como as pessoas interagem em uma organização, as atitudes predominantes, as pressuposições adjacentes, as aspirações e os assuntos relevantes nas interações entre os membros fazem parte da cultura da organização.
III) A cultura organizacional é percebida ou observada em si mesma, pois todos os aspectos são visíveis e superficiais.
IV) A cultura organizacional é um padrão de aspectos básicos compartilhados – inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo que aprende a enfrentar seus problemas de adaptação externa e integração interna.
V) A cultura organizacional representa as normas formais e escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

O clima organizacional está intimamente relacionado com a ____________ dos membros da organização, sendo decorrentes deste fator, por exemplo, a satisfação das necessidades pessoais, em caso de elevado clima organizacional, ou a insatisfação, em caso de clima organizacional baixo.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Para Chiavenato (2014, p. 336), “não se deve confundir liderança com direção”. O clima organizacional depende do estilo de liderança utilizado, das políticas e valores existentes, da cultura corporativa, entre outros fatores. Leia as afirmativas sobre Clima Organizacional e Liderança:

I) Um bom administrador pode ser ou não um bom líder, mas nem sempre um bom líder é um bom administrador.
II) A liderança não é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em função do cargo que o líder ocupa.
III) Nenhuma pessoa pode ser um líder a menos que possa fazer com que as pessoas façam aquilo que ela pretende fazer, nem será bem sucedida a menos que seus seguidores a percebam como um meio de satisfazer suas próprias aspirações pessoais.
IV) O tipo de liderança democrático é um tipo de influência exercida sobre as pessoas que devem, por obrigação e imposição, executar as ordens do líder.
V) Pode-se afirmar que um clima organizacional positivo é resultado de uma liderança que usa adequadamente incentivos para obter resultados das pessoas.
VI) A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana e essencial em todas as funções administrativas. No entanto, é mais relevante e imprescindível, no trabalho do administrador, na função de controle.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Likert distingue dois tipos básicos de liderança. A liderança que se preocupa exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as tarefas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis é chamada de liderança ______________.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada são exemplos de aspectos ______________ da cultura organizacional.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Sobre Avaliação do Desempenho (AD) é INCORRETO afirmar que:

A Avaliação do Desempenho (AD) evoluiu. As organizações contemporâneas estão adotando um dinâmico esquema que inclui a Administração por Objetivos (APO), também renovada, e sem os conhecidos traumas provocados pela antiga arbitrariedade, entre outros problemas.

Considerando-se esta premissa, assinale a afirmativa que NÃO corresponde aos caminhos tomados pelo moderno esquema de Avaliação do Desempenho.

Leia os objetivos fundamentais e intermediários da Avaliação do Desempenho (AD) e assinale a alternativa que está INCORRETA.

Leia as afirmativas sobre Comunicação:

I) Para comunicar sinais ou mensagens, o processo de comunicação não exige que a fonte pense e decodifique suas ideias com palavras ou símbolos.
II) Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação.
III) A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada.
IV) A Comunicação, apesar de ser um processo de mão dupla, não envolve necessariamente retroação.
V) Comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Existem diversas barreiras que servem como obstáculos ou resistência à comunicação entre as pessoas.
Associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com os exemplos de variáveis que podem intervir no processo da comunicação humana e com a correta classificação do tipo de barreira a esse processo.

I) Barreiras Pessoais
II) Barreiras Físicas
III) Barreiras Semânticas

( ) Um trabalho que possa distrair.
( ) Falta do hábito de ouvir.
( ) Antipatia por um colega de trabalho.
( ) Má interpretação de palavras.
( ) Ruídos estáticos na comunicação por telefone.
( ) Dificuldade na decodificação de gestos.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo.

Além da influência das barreiras, a Comunicação pode ainda sofrer de três males. A __________ ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação, modificação, afetando seu conteúdo e significado original.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

A maior parte dos conflitos organizacionais é provocada por conflitos pessoais. Para Chiavenato (2009, p. 361-362), a noção de conflito diz que:

I) Conflito e cooperação estão inseparavelmente ligados na prática, tanto que a resolução do conflito é muito mais entendida como uma fase de esquema conflito - cooperação do que como uma resolução final do conflito.
II) Os conflitos são atritos decorrentes das interações entre diferentes indivíduos ou diferentes grupos, em que a discussão e a competição constituem as forças intrínsecas ao processo.
III) O pensamento administrativo não se preocupa muito com os problemas de sanar conflitos, visto que é mais importante para os propósitos da Administração que as pessoas cooperem no ambiente organizacional. Convém que a Administração não ocupe tempo, em demasia, tentando resolver os problemas pessoais dos funcionários.
IV) A existência de conflitos é sempre desgastante porque envolve desacordo, desaprovação, desentendimentos, discordâncias, incongruências que, no geral, não trazem nada de positivo para a organização e para as pessoas que nela trabalham.
V) O conflito não é nem causal, nem acidental; mas é inerente à vida organizacional ou, em outros termos, é inerente ao uso do poder.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

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