Simulados História e Geografia d...

Polícia Civil TO - História e Geografia de Estados e Municípios - Agente de Polícia

Resolva online questões do simulado da prova - Polícia Civil TO - História e Geografia de Estados e Municípios - Agente de Polícia, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 9 questões
👥 31
Médio
📊 54%
2 ótimo
16 bom
13 regular
0 péssimo

1 Q41741 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

A Comissão de Estudos do Norte Goiano, a Conorte, fundada na Capital Federal em 1981, tinha como um de seus objetivos:

2 Q41742 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

A Hidrovia Tocantins-Araguaia tem como um dos seus objetivos:

3 Q41743 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

Bem aqui nesta casa tinha um neto meu casado, tinha até uma meninazinha, a mulher dizia que estudava de noite. Quando foi um dia, ela encostou aqui na porta numa camionete e levou as coisas dela e não disse nem até logo a ninguém. Um outro neto, também se casou, não demorou muita coisa, logo se apartaram. Isto foi das coisas de liberdade demais.

O texto acima é um relato de um pioneiro do Estado do Tocantins, feito em 1992. Analisando o texto e relacionando-o ao contexto a que se refere, nota-se que ele revela a perplexidade do pioneiro diante da:

4 Q41744 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

E o sonho tornou-se realidade! Uma frase forte bem elaborada, expressou o desfecho vitorioso da bandeira pró-criação do estado do Tocantins.“Esta terra é nossa!”

A frase destacada no fragmento, “Esta terra é nossa!”, expressa, como característica marcante da luta pela criação do Tocantins, a participação.

5 Q41745 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

Então eles chegaram aqui, são mais inteligentes. Eles entraram na agricultura, com máquinas, e o nortista só é plantar braçal e criar gado. E isto desapareceu. Quer nós não termos acompanhado o desenvolvimento deles. O nortista está baixando.

O texto acima é um relato de um pioneiro do Estado do Tocantins, feito em 1992. Analisando o texto e o contexto em que foi produzido, verifica-se que, aos olhos do nortista, a característica marcante do migrante sulista era o:

6 Q41746 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

Não se levou em conta o fator precípuo da oportunidade, e desse modo dois movimentos contraditórios sacodem a terra goiana: um eminentemente unionista propugnado pela mudança da capital federal para o planalto central, e outro, do qual estou pronunciando, caracteristicamente separatista, do norte contra o sul do Estado.

O fragmento acima é parte de um manifesto ao povo goiano, publicado no jornal O Estado do Tocantins, em 1956, pelo deputado João de Abreu, representante goiano no Congresso Nacional. Para manifestar a sua oposição à criação do estado do Tocantins, João de Abreu justificou que o movimento separatista não era oportuno, pois

7 Q41747 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

A região do Jalapão apresenta uma imensa e diversa rede hidrográfica. A elevada permeabilidade dos solos identificados nessa região favorece ressurgências de água nas bases das escarpas. Essa permeabilidade é favorecida pelo substrato geológico, que é representado por:

8 Q41748 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

Nos anos de 1960, a Casa do Estudante do Norte Goiano teve uma importante participação no movimento separatista. A Cenog era formada predominantemente por estudantes e caracterizou-se pelo.

9 Q41749 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA

Os Corredores Ecológicos constituem-se em importante instrumento de planejamento no sentido de potencializar a cooperação entre as diversas esferas de governo e segmentos da sociedade civil com objetivo de buscar a conciliação entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico.

Na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia estão presentes os seguintes corredores ecológicos:

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.