1 Q42585 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGOs Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas a) antropomorfas b) morfológicas c) sintáticas d) aleatórias 2 Q42586 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG“[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”. O fragmento apresentado indica a a) comparação entre as obras destacando aspectos positivos e negativos. b) hierquização do maior valor estético de acordo com suas funções sociais. c) compreensão do contexto de cada uma dessas obras, sua história e suas motivações (funções) sociais. d) identificação das técnicas utilizadas em cada obra/produto para reproduzi-las. 3 Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de a) memorização mediante a qual professor e aluno investigam os fatos cooperativamente. b) concepção investigativa mediante a qual professor e aluno buscam a compreensão dos fatos e eventos. c) caráter individual, de concepção classificatória. O professor tem todo o controle e o aluno é dependente d) cooperação relacional na qual professor promove,investiga e repassa as questões para os alunos. 4 Q42588 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque a) impulsiona a criatividade e a expressão, incentiva a descoberta, a inventividade e a busca de novas possibilidades da investigação criadora. b) promove a formação para o mercado das artes, impulsionando a criatividade e a expressão nos produtos das artes visuais. c) seleciona alunos talentosos para esta linguagem expressiva, levando-os a se tornarem verdadeiros artistas d) ajuda na decoração das visualidades do cotidianoescolar, pois a gravura é uma técnica relativamente acessível em termos de custo. 5 Q42589 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGAs pesquisas de Lowenfeld centraram-se nas questõesdo desenvolvimento da capacidade criadora e da consciência estética do indivíduo. Conforme Osinski (2001) paraLowenfeld a função da escola seria a) propiciar investigações artísticas, desenvolvendo ao máximo conhecimentos técnicos que promovem a percepção dos estilos. b) desenvolver a aprendizagem técnica de cada aluno, estimulando ao máximo a percepção do conjunto de conhecimento artístico do seu meio. c) estimular as experiências estéticas de cada aluno, desenvolvendo ao máximo os conceitos que promovem a conscientização sensível do seu meio d) capacitar cada aluno para as experiências sensíveis, desenvolvendo ao máximo os conceitos que promovem a alfabetização visual da arte. 6 Q42590 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGConforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria a) ser a base da educação como um todo b) ter seu lugar específico no currículo c) ser um complemento das outras disciplinas d) ser fonte de inspiração todas as demais disciplinas. 7 Q42591 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGAo falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando a) o aluno descobre o que aprendeu e faz relações com outras disciplinas do currículo e com as experiências da escola. b) o conhecimento é compartilhado entre os estudantes, criando hierarquias entre os saberes da escola, interesses pessoais e experiências de vida. c) as disciplinas são organizadas em um mesmo eixo temático em que cada aluno determina seus próprios interesses na escola e da vida d) a aprendizagem faz sentido para os estudantes, especialmente quando a conectam com os próprios interesses, experiências de mundo e vida. 8 Q42592 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGJohn Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir a) das relações de poder entre professor, aluno e conhecimento. b) da formulação de problemáticas em que o meio seja fator secundário das ações buscadas c) de condições de experiência que deem origem a uma busca ativa por informação e novas ideias d) da sistematização dos conteúdos propostos pelos livros didáticos. 9 Q42593 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGSegundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque a) ressalta o potencial etnocentrista e unidirecional dos enfoques que devem estar presentes nas concepções dominantes sobre as disciplinas, livros-texto e nas propostas de sala de aula b) consolida as visões tradicionais dos currículos, nas concepções dominantes sobre as disciplinas, livrostexto e nas propostas de sala de aula c) destaca a importância da aprendizagem individualista e unidirecional que continuam presentes nas concepções dominantes sobre as disciplinas, livros-texto e nas propostas de sala de aula. d) se opõe ao potencial etnocentrista e unidirecional dos enfoques que continuam presentes nas concepções dominantes sobre as disciplinas, livros-texto e nas propostas de sala de aula. 10 Q42594 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que a) a primeira é uma atividade de aprendizagem centrada nas habilidades, maneiras de pensar e de apresentar cada uma das formas artísticas, enquanto a segunda utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar todo o currículo b) a primeira é uma atividade de aprendizagem interdisciplinar de apoio às maneiras de pensar e apresentar as formas artísticas. A segunda utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar a autoexpressãono currículo. c) a primeira é uma atividade de aprendizagem que utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar todo o currículo, já a segunda está centrada nas habilidades, maneiras de pensar e de apresentar cada uma das formas artísticas. d) a primeira é uma atividade de aprendizagem valorativa de habilidades técnicas, maneiras de pensar e apresentar cada uma das formas expressivas, enquanto a segunda trabalha com práticas criativas e artísticas para ensinar parte do currículo 11 Q42595 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGUm ideário sobre o Ensino da Arte numa perspectiva da diversidade e pluralidade cultural contempla a) a correspondência cultural entre raças, etnia, religião, gênero, opções sexuais, relativizando as representações visuais das outras culturas. b) as diferenças de raça, etnia, religião, gênero, opções sexuais e um olhar mais sistemático sobre outras culturas. c) os interesses artísticos das raças, etnia, religião, gênero,opções sexuais, ressaltando os valores mais elaborados de determinadas culturas d) as semelhanças estéticas formais das diferentes raças, etnia, religião, gênero,opções sexuais, enfatizando a superioridade de valor sobre outras culturas. 12 Q42596 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGA incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor a) constrói um conjunto de territórios a serem explorados pelos alunos e disponibiliza co autoria e múltiplas conexões, permitindo que o aluno também faça por si mesmo. b) serve como um conselheiro, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento e o aluno, permitindo que este faça as tarefas corretamente c) disponibiliza o conteúdo para consulta do aluno,sem interferir do processo de construção do conjunto de conhecimentos. d) elabora um conjunto de conteúdos a serem explorados pelos alunos e serve como consultor da melhor forma de resolver as questões. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF