1 Q42636 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói) Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que o emprego do artigo definido é optativo. a) “O único consolo” b) “ao pensar” c) “inevitabilidade da minha morte” d) “quando o barco está em perigo” e) “todos na mesma situação” 2 Q42637 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói) Alguns elementos do pensamento de Tolstói se referem a termos anteriores, o que dá coesão ao texto. Assinale a opção em que o termo cujo referente anterior está indicado incorretamente. a) “que sinto” / consolo. b) “o mesmo” / consolo. c) “que se sente” / consolo. d) “todos” / nos. e) “na mesma situação” / inevitabilidade da morte. 3 Q42638 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás.Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca) O emprego da forma isto em “Nisto erramos” se justifica porque a) se refere a um termo colocado a seguir e não anteriormente. b) se liga a uma oração e não a um termo. c) mostra certo valor pejorativo. d) indica um termo colocado bastante próximo. e) se prende a um fato do momento atual. 4 Q42639 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca) A forma reduzida “em ver a morte à nossa frente” pode ser adequadamente desenvolvida pela seguinte oração: a) “na visão da morte à nossa frente”. b) “ao vermos a morte à nossa frente”. c) “em que vejamos a morte à nossa frente”. d) “em que víssemos a morte à nossa frente”. e) “quando virmos a morte à nossa frente”. 5 Q42640 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca) O pensamento de Sêneca mostra um conjunto de conectores de valores semânticos diferentes. Assinale a opção que apresenta o conector que tem seu significado corretamente indicado. a) em / meio ou instrumento. b) como / modo. c) enquanto / comparação. d) já / tempo. e) para / finalidade. 6 Q42641 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca) Assinale a opção em que, feita a transposição de termos desse pensamento, o sentido original é modificado. a) “Nisto erramos” / Erramos nisto. b) “em ver a morte à nossa frente” / à nossa frente em ver a morte. c) “como um acontecimento futuro” / como um futuro acontecimento. d) “enquanto grande parte dela já ficou para trás” / enquanto já ficou para trás grande parte dela. e) “Cada hora do nosso passado pertence à morte” / Pertence à morte cada hora do nosso passado. 7 Q42642 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca) Assinale a opção em que um dos termos do pensamento de Sêneca foi substituído de forma inadequada. a) “erramos” / nos equivocamos. b) “à nossa frente” / adiante de nós. c) “acontecimento futuro” / acontecimento por vir. d) “grande parte dela” / a maior parte dela. e) “já ficou para trás” / já foi desprezada. 8 Q42643 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é algo desconhecido por todos, menos por Deus.” (Sócrates, no momento de sua morte) As palavras de Sócrates denotam a) revolta diante de um destino injusto. b) ameaça velada a seus perseguidores. c) resignação religiosa diante dos fatos. d) crítica ao ateísmo dominante. e) elogio à sabedoria divina. 9 Q42644 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGVOs termos iniciais da frase de Sócrates – Pois bem – têm o valor de a) explicação. b) conclusão. c) condição. d) consequência. e) causa. 10 Q42645 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGVNo período inicial das palavras de Sócrates, há a presença de dois exemplos de diferentes figuras de linguagem; tais figuras são, respectivamente, a) eufemismo e antítese. b) sinestesia e paradoxo. c) metonímia e metáfora. d) pleonasmo e catacrese. e) ironia e polissíndeto. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF