Simulados Português

Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Resolva online questões do simulado da prova - Professor de Educação Básica - SEE SP - Português , confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 5 questões
👥 1.098
Difícil
📊 40%
101 ótimo
212 bom
705 regular
80 péssimo

1 Q5963 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
O texto deixa claro que a produção de texto em sala de aula deve ser para o aluno uma atividade

2 Q5964 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
Considere as informações.

     A escola precisa criar o ambiente e propor situações
de práticas sociais de uso da escrita aos quais os alunos
não têm acesso para que possam interagir intensamente
com textos dos mais variados gêneros, identificar e refletir
sobre os seus diferentes usos sociais, produzir textos e,
assim, construir as capacidades que lhes permitam participar
das situações sociais pautadas pela cultura escrita.
     Ler e escrever não se resume a juntar letras, nem a
decifrar códigos: a língua não é um código – é um complexo
sistema que representa uma identidade cultural. É
preciso saber ler e escrever para interagir com essa cultura
com autonomia, inclusive para modificá-la, do lugar de
quem enuncia e não apenas consome.

(Orientações Curriculares do Estado de São Paulo:
Língua Portuguesa e Matemática – Ciclo I)


Comparando a concepção de linguagem esboçada em
Leitura e Produção de Texto à concepção subjacente às
informações das Orientações Curriculares apresentadas,
conclui-se que

3 Q5965 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
Do ponto de vista do autor de Leitura e Produção de Texto, a redação difere da produção de texto porque aquela

4 Q5966 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
De acordo com a argumentação da autora, a escola atual

5 Q5967 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
O texto tem como interlocutores primeiros as pessoas que

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

JÚLIO CÉSAR FEIJÃO MATOS
Por JÚLIO CÉSAR FEIJÃO MATOS em 19/01/2014 20:01:17
Muito bom o simulado, trabalha bem a compreensão textual!!
MARCELO
Por MARCELO em 09/08/2014 19:44:50
Muito bem elaborada essa prova; trabalha de forma profunda a interpretação.
Usuário
Por MEIRE LIGIA DE FREITAS LOSQUE em 13/10/2014 19:04:55
Prova bem elaborada. Difícil, pois os textos reportam-se ao ambiente escolar de forma paralela, o que dificulta a interpretação.
Usuário
Por Aline em 14/04/2015 21:30:04
Nem acredito, mas consegui gabaritar. :-D
Algumas questões exigiram interpretação mais profunda.
Usuário
Por mario ferreira dos santos filho em 14/04/2016 17:00:16
Parecia ser tão fácil, que minha irmã pediu para responder, eu aceitei a sua ajuda, porem, o resultado foi Péssimo. Casos como esse acontecem muito, principalmente em concursos municipais. Você está apto a responder todas as questões, não satisfeito, acaba "pescando" e se dando muito mal.
Usuário
Por Jorge Coimbra em 26/07/2017 17:54:58
Foi interessante o simulado, pois como o próprio teste diz é um "simulado", forja as possíveis estruturas de questões que o candidato pode encontrar em prova. Parabéns.
Usuário
Por Reato Leandro Pereira Gorgulho em 19/07/2023 16:24:26
Gostei dos textos.

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.