Simulados Arqueologia

IPHAN - Arqueologia - Arqueólogo

Resolva online questões do simulado da prova - IPHAN - Arqueologia - Arqueólogo, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 24
Difícil
📊 36%
1 ótimo
8 bom
7 regular
8 péssimo

1 Q46814 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Com relação à Instrução Normativa IPHAN nº 01/2015, de 25 de março de 2015, que estabelece procedimentos administrativos a serem observados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nos processos de licenciamento ambiental dos quais participe, assinale a alternativa correta.

2 Q46815 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Sobre as principais Cartas Patrimoniais, é correto afirmar que

3 Q46816 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

A Ficha de Registro de Sítio Arqueológico deve ser preenchida para o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos. Dentre as informações necessárias que devem constar nessa ficha, o compartimento topográfico é a informação que indica a implantação do sítio na paisagem conforme o regimento evolutivo. Sendo assim, é correto afirmar que pertence ao regime erosivo do compartimento topográfico a(o)

4 Q46817 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

O Diretor do Departamento de Proteção resolve, por meio da Portaria IPHAN nº 28 de 2003, que o(s)

5 Q46818 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Sobre a restituição de bens culturais furtados, é incorreto afirmar que

6 Q46819 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

 Com base nas referências teóricas e nos parâmetros metodológicos da Arqueologia Contemporânea, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

     “O que fazer com o material arqueológico escavado, coletado e armazenado no laboratório? Parece evidente ter que organizá-lo em classes e subclasses. Para organizá-lo, tem-se, porém, que estabelecer critérios. O estabelecimento de critérios depende de um quadro teórico constituído de um conjunto ordenado de explicações que justifiquem o ordenamento. As explicações, por sua vez, têm que ter seus fundamentos em uma epistemologia que lhes dê validade científica. Para que tenham validade científica, as explicações não podem ser dogmáticas e nem puramente filosóficas ou formais. As explicações precisam ter objetividade factual que permite a mensurabilidade das proposições científicas. A mensurabilidade depende da materialidade." 

7 Q46820 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Com base nos princípios teóricos e metodológicos propostos pela Arqueologia Histórica, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

       “O que distingue a Arqueologia Histórica não é o período histórico estudado, mas como cada elemento se adaptou e foi transformado pelo processo que, de início, levou o europeu a estabelecer assentamentos coloniais em todo o mundo e, posteriormente, a formar novas nações. Tendo em vista essa consideração, a Arqueologia Histórica que está emergindo atualmente se define como o estudo arqueológico dos aspectos materiais em termos históricos, culturais e sociais concretos, dos efeitos do mercantilismo e do capitalismo que foi trazido da Europa em fins do século XV e que continua em ação até os dias atuais." 

8 Q46821 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Com relação aos princípios da dialética hegeliana, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. 

    “As revoluções científicas correspondem à reorganização do aparato conceitual com que a comunidade científica percebe o mundo. Elas são a reestruturação do conhecimento científico. O novo paradigma traz uma racionalidade totalmente nova. Guiados por um novo paradigma, os cientistas adotam novos instrumentos e orientam seu olhar em novas direções."

9 Q46822 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

A palavra Arqueologia é formada por um adjetivo e por um substantivo de origem grega, archaïkós e logos, os quais significam, respectivamente,

10 Q46823 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Com base nos princípios metodológicos da Arqueologia Histórica, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. 

     “A memória é um fenômeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente. A história, uma representação do passado. Porque é efetiva e mágica, a memória não se acomoda a detalhes que a confortam: ela se alimenta de lembranças vagas, telescópicas, globais ou flutuantes, particulares ou simbólicas, sensível a todas as transferências, cenas, censuras ou projeções. A história, porque a operação intelectual e laicizante demandas análises e discursos críticos. A memória instala a lembrança no sagrado, a história a liberta e a torna sempre prosaica."

11 Q46824 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Considerando a necessidade de regulamentar os pedidos de permissão e autorização e a comunicação prévia quando do desenvolvimento de pesquisas de campo e escavações arqueológicas no País, a fim de que se resguardem os objetos de valor científico e cultural localizado nas pesquisas, a Portaria do IPHAN nº 07/1988 estabelece que os pedidos de permissão e autorização, assim como a comunicação prévia, devem ser dirigidos ao Secretário da SPHAN acompanhados, entre outras, da seguinte informação:

12 Q46825 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

A Arqueologia é uma disciplina inserida no campo das ciências humanas e sociais, assim como

13 Q46826 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta as principais correntes teóricas do pensamento arqueológico.

14 Q46827 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Os arqueólogos partidários da Nova Arqueologia, caracterizada como uma escola de pensamento vinculada à arqueologia anglo-americana dos anos 1960 e 1970, insatisfeitos com a situação da arqueologia tradicional e a história cultural, buscaram novas maneiras de interpretação dos vestígios recuperados em escavações arqueológicas. Assinale a alternativa que apresenta uma das características dessa escola.

15 Q46828 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta o(s) método(s) mais importante(s) de escavação arqueológica.

16 Q46829 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

A análise tecnológica de artefatos e vestígios de artefatos arqueológicos tem como objetivo

17 Q46830 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

As datações arqueológicas mais antigas do Brasil, com até 48 mil anos antes do presente, foram obtidas por meio das pesquisas no sítio

18 Q46831 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

As hipóteses interdisciplinares sobre a história cultural dos indígenas falantes de línguas do tronco Tupi, principalmente da família linguística Tupi-Guarani, embasadas em dados etnográficos, linguísticos e arqueológicos, propõem que o centro de origem da cultura Tupi encontra-se no(a)

19 Q46832 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

A Arqueologia Histórica estuda o Período

20 Q46833 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Tendo em vista os avanços teóricos do pós-colonialismo, a principal característica na vanguarda do pensamento arqueológico atual é o(a)

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.