Simulados Pedagogia

Prefeitura de Cachoeirinha RS - Pedagogia - Atendente de Educação Infantil

Resolva online questões do simulado da prova - Prefeitura de Cachoeirinha RS - Pedagogia - Atendente de Educação Infantil, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 30 questões
👥 456
Difícil
📊 48%
10 ótimo
214 bom
221 regular
11 péssimo

1 Q47865 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

O Plano Municipal de Educação estabelece que toda e qualquer Escola de Educação Infantil só obtenha liberação de funcionamento (alvará) mediante visitação prévia e autorização do

2 Q47866 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Marque V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil estabelecidas na Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. 

( ) A Educação Infantil deve ser ofertada apenas em turno integral nas escolas providas pelo poder público.
( ) Educar e cuidar são aspectos indissociáveis da Educação Infantil.
( ) A Educação Infantil, nas pré-escolas, tem como objetivo o atendimento de crianças entre dois e quatro anos de idade.
( ) A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter dentre seus objetivos o direito à proteção e à saúde.
( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

3 Q47867 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

A aprendizagem, na visão behaviorista, pode ser entendida como

4 Q47868 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

“____________ são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica.” 

Segundo Haydt (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por

5 Q47869 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Piaget, a maioria das crianças em idade de frequentar a pré-escola apresenta um desenvolvimento cognitivo característico da etapa denominada

6 Q47870 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Celso Antunes (2012), um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover a alegria e a felicidade da criança, desenvolve também atributos conceituais, procedimentais e mentais, tais como: 

I. Estimula a competição e o individualismo entre as crianças.
II. Exercita níveis diferenciados de atenção.
III. Promove a interação com outras crianças.
IV. Desenvolve diferentes linguagens e explora a criatividade. 

Quais estão corretas?

7 Q47871 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Celia Haydt (2006) salienta que a direção de classe supõe, EXCETO:

8 Q47872 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

A denominada avaliação inicial, que ocorre no início de uma nova fase de ensino e aprendizagem, tem função

9 Q47873 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que os conteúdos são:

I. Fatos. 
II. Conceitos. 
III. Procedimentos. 
IV. Valores. 

Quais estão corretas?

10 Q47874 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

“A ideia de currículo nos remete à relação de atividades desenvolvidas em uma escola ou às matérias e aos conteúdos que devem constar de um curso e estes, por sua vez, são a relação das atividades compreendidas no planejamento pedagógico.” (Antunes:2012)

Na Educação Infantil, essa relação necessita estar apoiada em experiências concretas, muitas vezes organizadas na forma de projetos. Nesse sentido, na consecução de projetos para Educação Infantil, devem prevalecer os temas que: 

I. Possam emergir da curiosidade e dos questionamentos feitos pelas crianças.
II. Sejam abordados por uma visão interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber.
III. Oportunizem a exploração das múltiplas linguagens das crianças.
IV. Não abordem valores procedimentais, para que os princípios da escola não entrem em conflito com os das famílias. 

Quais estão corretas?

11 Q47875 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Greig, o atraso gráfico em crianças quase sempre vem acompanhado de

12 Q47876 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos. 

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:

13 Q47877 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Barbosa, as aprendizagens nos projetos acontecem a partir de

14 Q47878 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Para Barbosa, a primeira infância é uma etapa que começa dominada

15 Q47879 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Considerando Machado, por volta ______________ de idade as crianças querem saber de onde vêm os bebês e como é o ato sexual adulto. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase acima.

16 Q47880 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Machado cita um autor – Mielnik – o qual relata que a obediência excessiva da criança pode mascarar, EXCETO:

17 Q47881 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Machado, analise as seguintes assertivas e marque C, se certas, ou E, se erradas. 

( ) A lentidão é uma característica da criança em idade pré-escolar, especialmente de 3 ou 4 anos (ex.: demora para acabar de comer).
( ) Um conflito existente na faixa pré-escolar é o aparecimento dos medos.
( ) Por volta dos três anos de idade, as crianças se tornam mais falantes, sua capacidade de atenção aumenta e começam a agir de modo premeditado. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

18 Q47882 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Wadsworth, na primeira metade do segundo ano de vida, a criança despende muito tempo “experimentando” com os objetos. No entanto, Piaget lembrou que o comportamento passa a ser inteligente quando a criança

19 Q47883 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Conforme Wadsworth, ___________ são representações internas de objetos ou de experiências perceptivas passadas. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

20 Q47884 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Wadsworth, o domínio da percepção sobre a razão, o egocentrismo, a incapacidade de acompanhar as transformações e de realizar operações inversas é próprio da criança

21 Q47885 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Moyles, em algumas sociedades, os bebês têm dois nascimentos: um nascimento ________________, quando emergem do útero da mãe, e um nascimento _________________, cerca de seis semanas depois, quando emergem da condição sonhadora de recém-nascidos e começam a participar ativamente de interações com pessoas. 

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho acima.

22 Q47886 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas. 

( ) Armazena informações na memória. 
( ) Constrói um vocabulário útil. 
( ) Raciocina sobre problemas. 
( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados. 
( ) Desenvolve habilidades amplas e finas. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

23 Q47887 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças: 

Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). 

Quais estão corretas?

24 Q47888 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Craidy, a teoria sociointeracionista é aquela que concebe o desenvolvimento infantil como um processo

25 Q47889 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Na teoria de Wallon, o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos. O estágio categorial ocorre na faixa etária dos

26 Q47890 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:

27 Q47891 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

De acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos

28 Q47892 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Conforme Wadsworth, operações lógicas são ações cognitivas internalizadas que permitem à criança chegar a conclusões que são lógicas. Nesse sentido, a construção das operações lógicas ocorre no período

29 Q47893 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Moyles, na teoria ___________________________ de Kohlberg as crianças conseguem identificar-se como meninas ou meninos por volta dos 3 anos, mas o conceito de constância de gênero só se estabelece em torno dos 5 ou 6 anos. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima

30 Q47894 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Conforme Craidy, a criança coloca em ação sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Para tanto, ela se utiliza de jogos que são responsáveis por inúmeras aquisições, como a classificação, a seriação, o equilíbrio, etc. Desse modo, qual o nome dos jogos referidos?

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por solimar de mello em 19/01/2019 15:55:12
Esses simulados estão ajudando muitoooooo

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.