Simulado: Agente Administrativo - Arquivologia - MTE - CESPE 2008

6 questões de Arquivologia, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Agente Administrativo - Arquivologia - MTE - CESPE 2008" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 164
Muito fácil
📊 83%
119 ótimo
45 bom
0 regular
0 péssimo

Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

O conjunto documental produzido e(ou) recebido pelo MTE em decorrência de suas funções administrativas é considerado arquivo público, diferentemente dos conjuntos documentais produzidos e recebidos por instituições de caráter público ou por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos, que são considerados arquivos privados.


Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

O programa de gestão de documentos, quando implantado em um ministério, por exemplo, permite o desenvolvimento de uma série de atividades arquivísticas, exceto a de avaliação, que são próprias do arquivo permanente.

Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

O MTE tem total autonomia para lidar com seus arquivos, pois, no Brasil, não existe ainda uma política nacional que oriente os órgãos e entidades da administração pública federal com relação a arquivos.

Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

Apesar da importância da teoria das três idades documentais e da gestão de documentos, para permitir uma melhor organização dos documentos e um acesso rápido e eficiente aos documentos, não há relação estreita entre esses dois conceitos.

Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

As correspondências - ofícios, memorandos, cartas - mantidas no setor de trabalho, isto é, próximas de quem trata dos assuntos relacionados a esses documentos, e que aguardam a transferência ao arquivo intermediário, o recolhimento ao arquivo permanente ou a eliminação, são consideradas de arquivo corrente.

Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

A entrada de um documento em um ministério, por exemplo, exige seu registro em um sistema de protocolo manual ou informatizado. Esse registro é realizado com o objetivo de se extrair informações específicas de acesso (data, número do documento, destinatário, origem, assunto etc.) do documento para seu controle.

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Foto de perfil vazia
Por gilmar antonio batista em 17/01/2014 17:24:58
a questão 4 achei muito mal elaborada.
Foto de perfil Eliezen Soares
Por Eliezen Soares em 17/01/2014 21:10:56
Gabaritei, há pouco comecei a olhar esta matéria, não costumava cair em concursos que eu fazia, não consegui encontrar materiais quase sobre este assunto.. se alguém poder me indique um site que tenha alguma apostila ou videoaula sobre essa matéria
Foto de perfil vazia
Por Leo em 20/01/2014 17:47:49
Por que a primeira é certo? Não entendi a questão...só errei essa kkk
Foto de perfil Romulo Oliveira
Por Romulo Oliveira em 20/01/2014 20:07:05
A questão de n°4, complicada.
Foto de perfil vazia
Por MILTON NAGAMNE em 23/01/2014 18:13:02
ufa pelo menos um simulado de arquivologia gabaritado !!!
Foto de perfil vazia
Por Sueli Cruz em 24/01/2014 23:07:49
eliezen A apostila que eu tenho é esta é só buscar no google boa sorte

autor - FABIO LUCIO MOREIRA LIMA
DECOREBÃO


nome da apostila - APOSTILA DE NOÇÕES
DE TÉCNICAS DE ARQUIVO
Foto de perfil vazia
Por Ariana Peres de Freitas em 06/02/2014 15:10:53
Gabaritei!!!! rumo a Policia Federal uma vaga já é minha sempre Deus no comando!!
Foto de perfil Rodrigo Damasceno
Por Rodrigo Damasceno em 14/04/2014 12:11:31
Estilo cespe de gerar perguntas. É pra confundir mesmo gente.. 100%.. To craque em arquivologia e cespe..
Foto de perfil Ana Cláudia Santos
Por Ana Cláudia Santos em 30/10/2014 17:46:39
Gabaritei. Mas achei algumas questões maliciosas.
Foto de perfil vazia
Por Samara Delean Costa Fraga. em 18/04/2016 10:34:43
Errei somente a 5, meio confusa.
Foto de perfil vazia
Por Uriel Battisti em 03/12/2024 16:31:08
A questão nº 1 está errada. De acordo com a definição de arquivo público na legislação brasileira, especialmente a Lei nº 8.159/1991, os conjuntos documentais produzidos ou recebidos por instituições públicas no exercício de suas funções — como é o caso do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) — são considerados arquivos públicos.

Além disso, documentos produzidos ou recebidos por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos também são considerados arquivos públicos, desde que estejam relacionados ao exercício dessas funções públicas. Isso ocorre porque tais documentos estão vinculados à prestação de serviços públicos, e sua natureza pública prevalece sobre a natureza privada da entidade gestora.

Portanto:

Documentos do MTE são arquivos públicos.
Documentos de entidades privadas encarregadas de serviços públicos, quando relacionados a essa função, também são arquivos públicos.
Essa visão reforça o princípio da transparência e do acesso à informação no âmbito da administração pública e serviços de interesse coletivo.

Participe, faça um comentário.