1 Q49985 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA área de conhecimento dentro da Psicologia que estuda técnicas de seleção, treinamento, avaliação de desempenho, estresse, consequências psíquicas no mundo ocupacional, corresponde à Psicologia a) Jurídica. b) Educacional. c) Clínica. d) da Terceira Idade. e) do Trabalho. 2 Q49986 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: físico-motor; intelectual; social e a) epistemológico. b) estrutural. c) afetivo-emocional. d) tipos de personalidade. e) tipos de temperamento. 3 Q49987 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCPiaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do a) temperamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global. b) pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global. c) raciocínio abstrato, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento neurológico. d) cérebro em realizar conexões no córtex lateral, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento afetivo. e) cérebro em realizar conexões no córtex pré-frontal, o que, por sua vez interfere no desenvolvimento físico. 4 Q49988 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA abordagem cognitiva diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa. A aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de a) novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva. b) novas informações que permitem a associação com conceitos existentes na estrutura emocional. c) novos conteúdos que se relacionam com conceitos relevantes já instalados na estrutura cognitiva. d) novos conteúdos que não se relacionam com conceitos relevantes já instalados na estrutura cerebral. e) novas ideias que se relacionam com conceitos relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva. 5 Q49989 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCAs necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia e que envolvem a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, prestígio e consideração são denominadas, para Maslow, necessidades a) sociais. b) de autorrealização. c) de segurança. d) de estima. e) de autodireção. 6 Q49990 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCQuando um líder é "pessoal" e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro, ele está utilizando um estilo de liderança a) autocrática. b) democrática. c) situacional. d) liberal. e) transformadora. 7 Q49991 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO estilo 1.1 indicado na Grade Gerencial proposta por Blake e Mouton menciona que o gerente quando utiliza este estilo atua com a) alto comportamento de direção para com sua equipe e alta preocupação em lidar com conflitos interpessoais. b) elevada preocupação com a produção e com as pessoas. c) elevada preocupação com as pessoas e baixa preocupação com a produção. d) tendência acentuada em atender todas as necessidades motivacionais de seu time em detrimento da produção. e) quase nenhuma preocupação pela produção ou pelas pessoas. 8 Q49992 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCEntre as técnicas de seleção temos o sociodrama que é uma simulação a) de um plano de trabalho que o candidato deverá realizar e entregar por escrito para os selecionadores que verificarão sua capacidade de resolver problemas técnicos e comportamentais diante de uma situação de conflito. b) que exige do candidato que demonstre suas habilidades técnicas, principalmente na operação de equipamentos e máquinas que fazem parte da função a que se candidata. c) de situação na qual o candidato se defronta com várias pessoas desempenhando papéis relacionados com subordinados ou pares do cargo a ser preenchido, para verificar como se comporta frente a situações típicas que deverá enfrentar na empresa. d) que solicita ao candidato que faça uma avaliação de um estudo de caso referente ao exercício do seu trabalho e proponha soluções, visando assim verificar o nível de habilidades técnicas presentes. e) de uma situação lúdica em que o candidato deverá ser avaliado quanto ao seu desempenho técnico. 9 Q49993 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO método de avaliação de desempenho que consiste em avaliar o desempenho por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual e que em cada bloco existe um conjunto composto de duas ou quatro frases, no qual o avaliador deve escolher obrigatoriamente apenas uma ou duas que mais se aproximam do desempenho da pessoa avaliada é denominado a) pesquisa de campo. b) acidentes críticos. c) incidentes críticos. d) escolha forçada. e) escala gráfica. 10 Q49994 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO treinamento conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceitualização de ideias e de filosofias, seja para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa, seja para elevar o nível de generalização desenvolvendo pessoas que possam pensar em termos globais e amplos é classificado como treinamento com foco no desenvolvimento de a) atitudes. b) conceitos. c) habilidades comportamentais. d) raciocínio lógico. e) transmissão de informações. 11 Q49995 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO estresse tem um papel na etiologia, exarcebação e manutenção de vários problemas de saúde, sendo que as teorias interacionais de estresse priorizam os aspectos estruturais da interação entre o indivíduo e a) seu ambiente de trabalho. b) seu mundo interno. c) sua consciência. d) sua estrutura de personalidade. e) suas aspirações. 12 Q49996 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCTrata-se do conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Corresponde a) à Qualidade de Vida. b) ao Direito do Trabalho. c) ao avanço da tecnologia. d) à Ecologia Ambiental. e) às ações estratégicas. 13 Q49997 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA Ergonomia estuda a) a dimensão simbólica do que é compartilhado e construído socialmente, demonstrando as implicações de quem influencia e é influenciado nos diversos contextos culturais e antropológicos da empresa. b) o homem como parte integrante e responsável pela preservação do ecossistema e dos insumos da natureza, bem como ator do desenvolvimento sustentável. c) as condições de trabalho ligadas à pessoa e fundamenta-se na medicina, na psicologia, na motricidade e na tecnologia industrial, visando ao conforto e ao desempenho nas diversas posições de trabalho. d) a consciência de que os bens são finitos e de que a distribuição de bens, recursos e serviços deve envolver de forma equitativa a responsabilidade e os direitos da sociedade. e) a capacidade de mobilizar recursos para atingir resultados em ambiente cada vez mais complexo, mutável e competitivo. 14 Q49998 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCNa literatura há várias definições de assédio moral no trabalho. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao assédio moral. a) Perseguir repetidamente o colega, subordinado ou superior. b) Tentativas repetidas de um indivíduo atormentar o outro. c) Repetição de comportamentos abusivos. d) Intimidar repetidamente incomodando uma pessoa. e) Comportamento apropriado e repetido. 15 Q49999 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA escola de Melanie Klein, juntamente com a Psicologia do Ego e a Escola de Jacques Lacan é vista como uma das três grandes teorias pós-freudianas e seu mérito foi descrever um modelo novo da mente e de seu funcionamento, baseado nos conceitos de a) ego função e de “área sem conflito do ego”. b) mundo interno (ou mundo dos objetos internos) e de fantasias inconscientes. c) self e de espaço potencial. d) grande Outro e de Sujeito Suposto. e) falta básica e pequeno outro. 16 Q50000 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCFreud iniciou seu pensamento teórico assumindo o pressuposto de que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, isto é, que a) tudo pode ser completamente compreendido, já que os eventos ocorrem ao acaso. b) tudo ocorre ao acaso, embora haja lógica nos processos mentais. c) nada pode ser entendido isoladamente, dada a descontinuidade da consciência. d) nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. e) nada é equivalente à descontinuidade dos processos mentais, que demandam inteligibilidade via análise. 17 Q50001 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCHusserl questionou os sistemas especulativos da Filosofia e as teorias explicativas das ciências positivas e propôs retornar a um ponto de partida que seja, verdadeiramente, o primeiro. Afirmou querer “voltar às coisas mesmas”, considerando-as como ponto de partida a) das emoções. b) da moral. c) da intencionalidade. d) da experiência. e) do conhecimento. 18 Q50002 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCPara Pichon-Rivière, as finalidades e propósitos dos grupos operativos podem ser resumidos no fato de que a atividade está centrada na mobilização de estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagem e comunicação, devidas ao montante de ansiedade despertada por toda mudança (ansiedade depressiva por abandono do vínculo anterior e ansiedade paranoide criada pelo vínculo novo e pela insegurança), sendo que o coordenador, com sua técnica, em uma situação triangular, favorece o vínculo entre o grupo e a) o campo de sua tarefa. b) cada membro individualmente. c) a cultura individual. d) o âmbito ideológico interpessoal. e) as regras sociais. 19 Q50003 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA Medicina Psicossomática é um estudo das relações mente-corpo com ênfase na explicação psicológica da patologia somática, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem a) cultural dos sintomas globais do paciente. b) psicológica dos sintomas corporais. c) psicossocial dos sintomas emocionais. d) física dos sintomas neuropsicológicos do paciente. e) orgânica dos sintomas fantasiados pelo paciente. 20 Q50004 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCEm um psicodiagnóstico, um psicólogo optou por utilizar o teste H-T-P (Casa – Árvore – Pessoa) de John N. Buck. No desenho da árvore, o sujeito desenhou uma árvore grande e vigorosa. Ele consultou o Manual e Guia de Interpretação desta técnica projetiva de desenho e encontrou que esta característica do desenho implica que o indivíduo tem a) facilidade para cooperar e também para competir. b) fortes chances de desenvolver obesidade ou confrontar-se com outros indivíduos. c) fortes necessidades para dominação e exibicionismo. d) tendência a ignorar os demais e preferir o isolamento. e) tendência para o bom desenvolvimento de sua autoestima e boa autoimagem. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF