1 Q51477 | Contabilidade Geral, Analista Legislativo, AL RO, FGVDe acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, o objetivo principal da maioria das entidades do setor público é o de a) gerar retorno financeiro. b) ser auto sustentável. c) gerar empregos. d) prestar serviços à sociedade. e) contribuir para o desenvolvimento do país. 2 Q51478 | Contabilidade Geral, Analista Legislativo, AL RO, FGVPara auxiliar os usuários a entender, interpretar e inserir em contexto a informação apresentada nas demonstrações contábeis, os relatórios contábeis de propósito geral das entidades do setor público devem fornecer informações financeiras e não financeiras que aprimoram, complementam e suplementam as demonstrações contábeis. Essas informações estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. a) A conformidade com os orçamentos aprovados e outra regulamentação relativa às suas operações. b) As atividades de prestação de serviços e os seus respectivos resultados durante o exercício. c) As expectativas relacionadas às atividades da prestação de serviços e outras atividades no futuro. d) As consequências, em longo prazo, das decisões tomadas e das atividades realizadas durante o exercício, inclusive aquelas que possam impactar as expectativas sobre o futuro. e) As decisões relacionadas a novas contratações. 3 Q51479 | Contabilidade Geral, Analista Legislativo, AL RO, FGVA Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia, de acordo com a NBC T 16.6(R1) - Demonstrações Contábeis, as variações verificadas no patrimônio e indica o resultado patrimonial do exercício. O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre a) as receitas e as despesas. b) as entradas e as saídas de caixa. c) o aumento e a diminuição do patrimônio líquido. d) os ingressos e os dispêndios extra orçamentários. e) as variações quantitativas aumentativas e diminutivas. 4 Q51480 | Contabilidade Geral, Analista Legislativo, AL RO, FGVO Subsistema de Informação de Custos do Setor Público é apoiado em três elementos: sistema de acumulação; sistema de custeio e método de custeio. O sistema de acumulação corresponde à forma como os custos são acumulados e apropriados aos bens e serviços e outros objetos de custos e está relacionado ao fluxo físico e real da produção. Assinale a opção que indica o sistema mais adequado para tratamento dos custos de projetos como obras e benfeitorias. a) Ordem de serviço ou produção. b) Forma contínua. c) Custeio direto. d) Custeio por absorção. e) Custeio por atividade. 5 Q51481 | Contabilidade Geral, Analista Legislativo, AL RO, FGVA NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público, define os atributos da informação de custos. Assinale a opção correta em relação a esses atributos. a) A informação, de acordo com o valor social, deve ser útil à gestão tendo sua relação custo/benefício sempre positiva. b) A informação, de acordo com sua fidedignidade, deve ser elaborada de acordo com a finalidade específica pretendida pelos usuários. c) A informação, de acordo com sua utilidade, deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos. d) O sistema, de acordo com a granularidade, deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento, mediante a geração de diferentes relatórios, sem perder o atributo da comparabilidade. e) A informação, de acordo com a oportunidade, deve ser detalhada, em razão das diferentes expectativas e necessidades informacionais das diversas unidades organizacionais e seus respectivos usuários. 6 Q51482 | Contabilidade Geral, Analista Legislativo, AL RO, FGVDe acordo com a NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado, alguns ativos, como monumentos e obras de arte, são definidos como “patrimônio cultural” devido à sua relevância cultural, ambiental ou histórica. Assinale a opção que indica o posicionamento da norma em relação a esses ativos. a) A norma proíbe o reconhecimento como ativo imobilizado. b) A norma exige o reconhecimento como ativo imobilizado, a aplicação da divulgação e a mensuração definidas pela norma. c) A norma exige o reconhecimento como ativo imobilizado, mas faculta a aplicação da divulgação e da mensuração definidas pela norma. d) A norma faculta o reconhecimento como ativo imobilizado, mas, se a entidade o reconhece, deve aplicar as exigências de divulgação e mensuração definidas pela norma. e) A norma faculta o reconhecimento como ativo imobilizado, mas, se a entidade o reconhece, deve aplicar as exigências de divulgação, podendo optar pelas exigências de mensuração definidas pela norma. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF