1 Q51878 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSReferente ao patológico em psicologia é INCORRETO afirmar: a) A Psicologia faz uso das classificações psiquiátricas, que se baseiam na descrição minuciosa de sintomas, tais como a classificação da Associação Psiquiátrica Americana (DSM IV, 1992) e da Organização Mundial de Saúde (CID 10, 1990). b) Aparentemente, por ser descritiva e por não exigir uma compreensão teórica, esta proposta classificatória pode parecer simples. No entanto, sem que o profissional tenha um conhecimento clínico, é um referencial bastante complexo, por demandar um conhecimento profundo das funções psíquica se suas alterações. c) Permanece, implícita, a visão do patológico como contraposto ao normal, ao sem sintomas. Logo, a classificação diagnóstica remete a uma terapêutica que seja eficaz na abolição desses sintomas, retornando o sujeito a um estado saudável, não doente. d) Para a Psicanálise, o patológico faz parte do ser humano. Ou seja, a cada momento, sintomas podem ser “feitos” como possibilidades de defesa, de manifestação de um desejo inconsciente. Assim, não há alguém sem sintomas e não se pode classificar os sintomas, pois podem se referir a muitas formas de funcionamento. e) Uma possibilidade de classificação pode ser observada na leitura lacaniana da Psicanálise, em que se aponta para as estruturas clínicas – neurose, psicose e perversão (talvez, o autismo em separado) - como posturas ante o binômio Édipo/Castração. 2 Q51879 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSQuanto à punição é INCORRETO afirmar: a) A punição é um procedimento importante que envolve consequência à ação de uma resposta quando há apresentação de estímulo aversivo ou remoção de um reforçador negativo presente. b) Os dados de pesquisas mostram que a supressão do comportamento punido só é definitiva se a punição for extremamente tensa, isto porque as razões que levaram à ação que se pune - não são alteradas com a punição. c) Punir ações leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação. d) As práticas punitivas correntes na Educação foram questionadas pelo Behaviorismo obrigava- se o aluno: a ajoelhar-se no milho, a fazer inúmeras cópias de um mesmo; a receber "reguadas", a ficar isolado etc. e) Os behavioristas, respaldados por crítica feita por Skinner e outros autores, propuseram a substituição definitiva das práticas punitivas por procedimentos de instalação de comportamentos desejáveis. Esse princípio pode ser aplicado no cotidiano e em todos os espaços em que se trabalhe para instalar comportamentos desejados. 3 Q51880 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSO ego procura afastar o desejo que vai em determinada direção, e, para isto, o indivíduo adota uma atitude oposta a este desejo. Um bom exemplo são as atitudes exageradas - ternura excessiva, superproteção - que escondem o seu oposto, no caso, um desejo agressivo intenso. Aquilo que aparece (a atitude) visa esconder do próprio indivíduo suas verdadeiras motivações (o desejo), para preservá-lo de uma descoberta acerca de si mesmo que poderia ser bastante dolorosa. E o caso da mãe que superprotege o filho, do qual tem muita raiva porque atribui a ele muitas de suas dificuldades pessoais. Para muitas destas mães, pode ser aterrador admitir essa agressividade em relação ao filho. O texto acima descreve: a) Recalque b) Regressão c) Formação reativa d) Projeção e) Racionalização 4 Q51881 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSNa psicoterapia psicodinâmica no tratamento dos transtornos alimentares; De forma mais sistemática Fallon & Bunce, sugerem alguns objetivos terapêuticos a ser alcançados em dois tempos do tratamento, a curto e longo prazo, onde o de curto prazo inclui, EXCETO: a) Desenvolvimento da aliança terapêutica. b) Desenvolvimento de uma observação sobre si mesmo. c) Consciência dos estados afetivos. d) Reconhecimento de padrões de comportamento que sejam incongruentes com seus objetivos. e) Possibilidade de estabelecer uma distinção mais clara entre eu - mundo. 5 Q51882 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSAs dinâmicas de recreação e integração se encaixam no campo das relações humanas e servem para, EXCETO: a) Desenvolver a comunicação não verbal (não se inclui nestas dinâmicas a comunicação verbal). b) Descobrir habilidades lúdicas. c) Desenvolver adaptação emocional. d) Descobrir sistemas de valores. e) Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental. 6 Q51883 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSNo Art. 30º do Código de Ética do Psicólogo. Sobre o que é vedado ao Psicólogo, na realização de seus estudos e pesquisas, bem como no ensino e treinamento inclui-se, EXCETO: a) Desrespeitar a dignidade e a liberdade de pessoas ou grupos envolvidos em seus trabalhos. b) Promover atividades que envolvam qualquer espécie de risco ou prejuízo a seres humanos ou sofrimentos desnecessários para animais. c) Subordinar investigações a sectarismo que vicie o curso da pesquisa ou seus resultados. d) Conduzir pesquisas que interfiram na vida dos sujeitos, sem que estes tenham dado seu livre consentimento para delas participar e sem que tenham sido informados de possíveis riscos a elas inerentes. Parágrafo Único - Fica resguardado às pessoas envolvidas o direito de ter acesso aos resultados das pesquisas ou estudos, após o seu encerramento, sempre que assim o desejarem. e) Mencionar as contribuições de caráter profissional prestadas por assistentes 7 Q51884 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSOs psicólogos cognitivos utilizam vários métodos para examinar como os seres humanos pensam. Esses métodos incluem os seguintes, EXCETO: a) Experimentos controlados de laboratório. b) Pesquisa psicobiológica. c) Auto-relatos. d) Estudos de campo e epidemiológica. e) Observação naturalista. 8 Q51885 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSNa psicologia cognitiva, o processo pelo qual uma pessoa tenta seguir a pista de um estímulo ou de um tipo de estimulo e não prestar atenção a outro, é? a) Apresentação dicótica b) Atenção dividida c) Atenção seletiva d) Sondagem e) Vigilância 9 Q51886 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSRefere-se a um princípio gestáltico afirmando a tendência para perceber arranjos visuais de maneiras que organizam mais simplesmente os elementos discrepantes em uma forma estável e coerente: a) Agnosia b) Figura-fundo c) Lei de Prägnanz d) Profundidade e) Processos de compreensão 10 Q51887 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSEsquematicamente, em sua teoria humanista, Maslow construiu uma pirâmide, que segundo ele, localiza a hierarquia de sete conjuntos de motivos-necessidades, alguns deles estão descritos abaixo, dos quais é INCORRETO afirmar:: a) Necessidades fisiológicas – um indivíduo com as necessidades fisiológicas – oxigênio, líquido, alimento e descanso – insatisfeitas tende a comportar-se como um animal em luta pela sobrevivência. b) Necessidade de segurança – é o comportamento manifesto diante do perigo e de situações estranhas e não familiares. c) Necessidade de realização – é a curiosidade, a exploração e o desejo de conhecer novas coisas, de adquirir mais conhecimento. d) Necessidade de amor e participação – se expressa no desejo de todas as pessoas de se relacionarem afetivamente com os outros, de pertencerem a um grupo. e) Necessidade de estima – leva-nos à procura de valorização e reconhecimento por parte dos outros. 11 Q51888 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSSobre as Teorias da transferência e a de disciplina formal é INCORRETO afirmar: a) As teorias da transferência da aprendizagem tiveram sua origem nas críticas à teoria da disciplina formal. b) A teoria da disciplina formal concebia a mente composta de faculdades, tais como: memória, raciocínio, vontade, atenção. Assim, bastava que estas “faculdades da mente” fossem, adequadamente, treinadas para que funcionassem igualmente bem em todas as situações, exceto em situações em que a aprendizagem houvesse ocorrido em uma situação particular. c) Na teoria da disciplina formal, a ênfase não se vinculava, de maneira específica, na matéria. Era mais importante para a educação a forma da atividade do que o conteúdo em si mesmo. A educação, seria então, em grande medida, uma questão de exercitar ou disciplinar a mente, de acordo com rigorosos exercícios mentais nos autores clássicos, em lógica, matemática, etc. d) Contudo, William James(1890), em um trabalho experimental conclui que a melhora da memória consistia, não em qualquer melhora na retenção, mas no aperfeiçoamento do método de memorizar. e) O experimento de James foi o ponto de partida para experiências posteriores, cujos resultados vieram contrariar a doutrina da disciplina formal. 12 Q51889 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSSobre o estigma é INCORRETO afirmar: a) O estigma refere-se as marcas — atributos sociais que um indivíduo, grupo ou povo carregam e cujo valor pode ser positivo, negativo ou pejorativo. b) Estes são atributos facilmente reconhecíveis como carregados de um valor negativo para a maioria das pessoas e determinam, para o indivíduo, um destino de exclusão ou a perspectiva de reivindicação social pelo direito de ser bem tratado e ter oportunidades iguais. c) O estigma revela que a sociedade tem dificuldade de lidar com o diferente. d) Um exemplo chocante e ilustrativo dessa incorporação ocorreu na década de 90, quando uma menina de seis anos foi proibida de freqüentar uma pré-escola e, expulsa de outra, por ser portadora do HIV. e) Um aspecto bastante importante desse processo, que pode envolver um indivíduo, um grupo ou um povo inteiro e acompanhar o indivíduo desde o seu nascimento (uma característica física, por exemplo) ou ser adquirido ao longo da vida (assumir a própria homossexualidad é o atributo negativo pode ser internalizado pelo indivíduo e constituir aspecto importante de sua auto-imagem e autoestima. 13 Q51890 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSSobre violência na família é INCORRETO afirmar: a) A figura paterna em nossa sociedade ainda é muito forte, onde mostra-se a submissão de filhos e mulher ao pai e marido, respectivamente. b) A maioria dos casos de violência familiar com as crianças são ocasionados por padrastos ou pessoas estranhas dentro de casa. c) No interior da família, lugar mitificado em sua função de cuidado e proteção, existem muitas outras formas de violência além da física e sexual; ou seja, há o abandono, a negligência, a violência psicológica, isto é, condições que comprometem o desenvolvimento saudável da criança e do jovem. d) A primeira violência seria a negação do afeto para a criança, que depende disso para sua sobrevivência psíquica, assim como depende de cuidados e de alimentação para sua sobrevivência física. e) A violência crescente no interior da família — tanto em relação à mulher como em relação às crianças e adolescentes — é um dado que chama, cada vez mais, a atenção de pesquisadores e autoridades na área. E grande o número de crianças seviciadas pelos pais, espancadas e mesmo assassinadas. 14 Q51891 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSReferente a Psicologia Organizacional e do Trabalho é INCORRETO afirmar: a) A Psicologia Organizacional e do Trabalho, apoiada no gestaltismo e no funcionalismo, inaugurou a sua primeira fase no início do século XIX, associada aos interesses das indústrias, ao instrumentalizar alguns conceitos da Escola da Administração Científica, desenvolvida por um técnico fabril, Frederick Taylor, nos E.U.A, e da Teoria Clássica, desenvolvida pelo engenheiro Henri Fayol, na Europa. b) A base dessas teorias era de natureza tecnológica, pois acreditavam que seria possível aumentar a produtividade aperfeiçoando as técnicas ou métodos utilizados pelos trabalhadores, alcançando maior controle sobre o trabalho (Sampaio, 1998). c) Taylor entendia que o ser humano tomava decisões de modo racional, consciente das conseqüências decorrentes de sua escolha. Isto significava que, conhecendo seus objetivos prefixados, seria possível à empresa prever seu comportamento e saber de antemão como agir. d) Taylor ainda acreditava que o indivíduo valorizava principalmente os aspectos econômicos e, portanto, suas decisões se encaminhariam para a obtenção de maiores ganhos. e) O trabalho desenvolvido por Taylor foi complementado por Fayol que, de acordo com Motta, F. (1986), se voltou para o gerenciamento do processo de trabalho, estruturando as funções do administrador em planejamento, organização, coordenação, comando e controle, e ressaltou os princípios da unidade de comando, da divisão e especialização do trabalho e amplitude de controle. 15 Q51892 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSSão questões essenciais para a investigação do consumo de álcool e drogas, EXCETO: a) O último episódio de consumo (tempo de abstinênci. b) A quantidade de substância consumida. c) A via de administração escolhida. d) O ambiente do consumo (festas, na rua, no trabalho, com amigos, com desconhecidos, sozinho...). e) A freqüência do consumo nos últimos dias. 16 Q51893 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSEspecial atenção deve ser dada as seguintes situações, que favorecem o desenvolvimento do quadro depressivo em idosos que são, EXCETO: a) Doença incapacitante, sobretudo se há deterioração funcional implicando numa mudança brusca e rápida. b) Doença dolorosa (neoplasia, doença osteoarticular deformante). c) Abandono e/ou maus tratos. d) Morte de cônjuge, familiar ou amigo próximo. e) Uso de medicamentos como os benzodiazepínicos, betabloqueadores, metildopa, reserpina, clonidina, cinarizina, flunarizina, digoxina, esteróides e acido acetilsalicílico. 17 Q51894 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSSobre os transtorno delirante é INCORRETO afirmar: a) Tipo grandioso: Delírios de possuir um grande talento, conhecimento ou ter feito uma importante descoberta ainda que isso não seja reconhecido pelas demais pessoas. Pode tomar a forma também da convicção de ser amigo de um presidente ou ser portador de uma mensagem divina. b) Tipo ciumento: Delírios de que está sendo traído pelo cônjuge. c) Tipo persecutório: Delírios de que está sendo alvo de algum prejuízo. d) Tipo somático: Delírios de que foi clonado. e) Tipo misto: Vários delírios citados misturados. 18 Q51895 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSReferente a cleptomania é INCORRETO afirmar: a) A Cleptomania caracteriza-se pela recorrência de impulsos para roubar objetos que são desnecessários para o uso pessoal ou sem valor monetário. b) Os impulsos são mais fortes do que a capacidade de controle da pessoa, quando a idéia de roubar não é acompanhada do ato de roubar pode-se pode fazer o diagnóstico positivo para a cleptomania. c) Dinheiro, jóias e outros objetos de valor dificilmente são levados por cleptomaníacos, ainda menos se os impulsos são em sua maioria para objetos de valor, se alguma vez a pessoa leva um objeto valioso, sendo na maioria coisas inúteis, pode-se admitir o diagnóstico, caso contrário, não. d) Acompanhando o forte impulso e a realização do roubo, vem um enorme prazer em ter furtado o objeto cobiçado. e) A cleptomania geralmente começa no fim da adolescência e continua por vários anos, é considerada atualmente uma doença crônica e seu curso ao longo da vida é desconhecido, ou seja, não se sabe se ocorre remissão espontânea. 19 Q51896 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSReferente ao Transtorno de Somatização é INCORRETO afirmar: a) Esse transtorno caracteriza-se por múltiplas, recorrentes, freqüentes, mutáveis e prolongadas queixas de sintomas físicos sem uma base médica constatável. b) Antes dos pacientes com somatizações procurarem um psiquiatra eles passam anos mudando de clínicos, procurando diversos médicos e fazendo vários exames. c) Qualquer área do corpo pode estar afetada, mas as queixas mais comuns estão centralizadas no tubo digestivo com dores, eructações, regurgitações, vômitos e náuseas; queixas dermatológicas e sexuais. Como o paciente recusa-se a aceitar que nenhuma disfunção foi descoberta pelos exames e consultas, acaba tendo desavenças com as pessoas próximas. d) Esse distúrbio começa geralmente antes dos 15 anos de idade e é muito mais comum em homens. e) Freqüentemente outros distúrbios psiquiátricos estão associados como depressão e ansiedade. Uma das conseqüências são as indisposições de ânimo geradas em quem está próximo, pois com o tempo se cansam de tanto ouvirem as mesmas queixas. 20 Q51897 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHSSão características comuns do autismo, EXCETO: a) Não estabelece contado com os olhos. b) Não consegue tomar conhecimento do que acontece com os outros. c) É inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas. d) Apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se. e) Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF