Simulados Matemática Porcentagem

Porcentagem - Exercícios com Gabarito - Matemática - cespe

Resolva online questões do simulado da prova - Porcentagem - Exercícios com Gabarito - Matemática - cespe, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 10 questões
👥 121
Médio
📊 52%
9 ótimo
63 bom
49 regular
0 péssimo

1 Q56330 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Para formar uma equipe com 3 recepcionistas e 4 professores, há 6 candidatos a recepcionista e 8 candidatos a professor. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Se o número de candidatos a professor cair 20%, então o número de possíveis equipes cairá mais de 50%.

2 Q56331 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Para escolher uma equipe com 2 gerentes, 4 técnicos e 3 auxiliares, existem 5  candidatos para gerente, um deles se chama Júlio, 7 candidatos para técnico e 4  candidatos para auxiliar. Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item. 

Se Júlio desistir da vaga, então o número de equipes que podem ser formadas apenas com os demais candidatos é 40% menor que na situação anterior. 

3 Q56332 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

É recomendável que um determinado atleta beba 300 mL de isotônico a cada 45 minutos de sua atividade física. Ele faz atividade física três horas por dia, todos os dias, e cada garrafa de isotônico possui 450 mL de líquido e custa R$ 5,00. Se uma garrafa não é totalmente consumida, ele guarda o restante para o dia seguinte, ou seja, não há desperdício. Com base nesse caso hipotético, julgue o item que se segue. 

Se ele conseguir um desconto de 20% no preço do isotônico e gastar a mesma quantia de dinheiro que gastaria normalmente, então ele comprará 25% a mais de isotônico. 

4 Q56333 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Com relação a matemática financeira, cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Para liquidar o estoque de determinado produto, o lojista ofereceu um desconto de 10% no preço de venda. Passados alguns dias, para o estoque remanescente, o lojista concedeu novo desconto, agora de 20% sobre o preço já com primeiro desconto. Nessa situação, o valor do desconto que é equivalente a um único desconto aplicado sobre o preço do produto é igual a 28%.

5 Q56334 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Diariamente, o tempo médio gasto pelos servidores de determinado departamento para executar suas tarefas é diretamente proporcional à quantidade de tarefas executadas e inversamente proporcional à sua produtividade individual diária P.
Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

Considere que na terça-feira a quantidade de tarefas a serem executadas por um servidor correspondia a 50% a mais do que a quantidade de tarefas executadas no dia anterior. Nesse caso, para que o servidor concluísse seu trabalho da terça-feira no mesmo tempo gasto para concluí-lo na segunda-feira, a sua produtividade na terça-feira deveria aumentar em 50% em relação à produtividade da segunda-feira.

6 Q56335 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Em cada um do  próximo  item, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em uma repartição pública, 20 servidores, igualmente eficientes, trabalhando 6 horas ao dia analisam, em 14 dias, 300 processos. Nessa situação, caso ocorra redução da força de trabalho em 40% e aumento de jornada em 50%, em 10 dias serão analisados mais de 195 processos.

7 Q56336 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Sobre os candidatos a uma vaga de emprego, sabe-se que:

• 10% deles falam inglês e espanhol;
• 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol;
• O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol.

Assim, pode-se deduzir corretamente que há 160 candidatos, dos quais 96 falam inglês e 48 falam espanhol.

8 Q56337 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Para analisar certa quantidade de dados, um algoritmo X gasta dois minutos para inicialização e, depois, mais cinco segundos para cada MB extra de dados. Outro algoritmo Y gasta quarenta e cinco segundos para inicializar, e, depois, o tempo gasto aumenta em 10% para cada MB extra de dados. Portanto qualquer que seja a quantidade de dados a serem analisados, o algoritmo Y sempre será mais rápido do que o algoritmo X.

9 Q56338 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Em certo ano, o aumento dos preços com a inflação foi de 10% e, no ano seguinte, de 8%. Durante esse período, um trabalhador não teve reajuste salarial e, para recuperar o valor de compra do seu salário, deve receber um reajuste igual ao aumento total dos preços nesses dois anos. Portanto esse reajuste deve ser de 18,8%.

10 Q56339 | Matemática, Porcentagem, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Em uma universidade, 44% dos estudantes já tiveram reprovação em alguma disciplina. Se 60% dos estudantes são homens, e metade deles já teve alguma reprovação, então, escolhendo ao acaso uma mulher que estude nessa universidade, é correto dizer que há 38% de probabilidade de ela já ter sido reprovada em alguma disciplina.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.