No Brasil, a discussão sobre a inclusão no âmbito educativo tomou relevância na década de 1990, impulsionada pela mobilização internacional, como a Declaração de Salamanca (1994), que destaca, entre os princípios que configuram as políticas atuais relativas à Educação Especial, a garantia da qualificação profissional dos educadores e a valorização do outro como sujeito e como ser humano que possui diferenças dentro da imensa diversidade humana. Em 1998, o MEC publicou o Referencial Curricular Nacional, cuja finalidade era contribuir para o trabalho dos profissionais da Educação Infantil, influenciando os entendimentos sobre conceitos como diversidade, integração e inclusão. Conforme este documento, e tendo em conta educar crianças com necessidades especiais, identifique a alternativa INCORRETA.
a) A integração da criança com necessidades especiais na escola é um direito que deve ser atendido e garantido como a qualquer outra criança, sem diferenciações para a sua permanência na instituição.
b) Comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente, a proposta pedagógica deve promover, no convívio com a diversidade, o respeito ao outro pelas diferenças pessoais, além das socioculturais, que constitui uma marca da vida social brasileira.
c) A diversidade a ser considerada na escola inclui não somente as diversas culturas, hábitos e costumes, mas também as competências e particularidades de cada um.
d) A inclusão consiste num sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender as necessidades específicas, interesses e habilidades de cada criança.
e) As crianças que apresentam necessidades especiais, ao conviverem com outras crianças, são inseridas no universo social, o que favorece o desenvolvimento e a aprendizagem, além da formação de vínculos que podem estimulá-las no confronto com a diferença e o trabalho com a própria dificuldade.