Simulados Pedagogia PCNs: Parâmetros Curri...

Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Exercícios com Gabarito

Resolva online questões do simulado da prova - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Exercícios com Gabarito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 10 questões
👥 227
Difícil
📊 41%
11 ótimo
83 bom
109 regular
24 péssimo

1 Q57105 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

A avaliação prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é compreendida como:

2 Q57106 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Leia o fragmento a seguir.

“A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico capaz de satisfazer os objetivos da disciplina. Para isso, a geografia usa conceitos-chave como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço"".
PCN do Ensino Médio, Geografia, 1999. 

De acordo com o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, assinale a opção que apresenta os conceitos-chave da Geografia. 

3 Q57107 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que os alunos do Ensino Fundamental construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, os quais lhes permitam alcançar alguns objetivos. As opções a seguir constituem objetivos gerais da Geografia para o Ensino Fundamental, à exceção de uma. Assinale-a.

4 Q57108 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Os PCN+ (2002) defendem que “[...] a competência textual não pode prescindir do estabelecimento de relações entre os recursos expressivos presentes em um texto e os efeitos de sentido que provocam no leitor. Considerando-se que os recursos expressivos utilizados por um autor provêm das escolhas que opera nos elementos oferecidos pela língua, pode-se propor, como procedimento de leitura, intrinsecamente ligado aos mecanismos gramaticais, que se avalie a propriedade do uso de recursos semânticos na estratégia argumentativa do autor”.

Qual das habilidades da BNCC Língua Portuguesa Ensino Fundamental seria contemplada em um trabalho que priorizasse o trecho grifado no excerto dos PCN+?

5 Q57109 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O ensino e a aprendizagem de conteúdos da Arte colaboram para a formação do cidadão e buscam a igualdade de participação e compreensão sobre a produção nacional e internacional de arte. O conjunto de conteúdos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais está articulado dentro do contexto de ensino e de aprendizagem em três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão. É correto afirmar que a fruição refere-se

6 Q57110 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio entre os temas que devem ser abordados de maneira transversal dois deles são:

7 Q57112 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas especificamente no caderno intitulado "orientação sexual", a atuação do psicólogo escolar e educacional deve

8 Q57113 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que o objetivo maior do ensino fundamental é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para:

I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) foram formulados no sentido de organizar o currículo, com vistas à concretização desse objetivo e visando a construção de uma educação

9 Q57114 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte (2000), o conjunto de conteúdos de Arte está articulado, dentro do contexto de ensino e aprendizagem, em eixos norteadores, que estão articulados na prática, ao mesmo tempo que mantêm seus espaços próprios. Apreciar de forma significativa a arte e o universo a ela relacionado, contemplando a produção dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade, refere-se ao eixo:

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.