Simulados Pedagogia Tendências Pedagógicas

Tendências Pedagógicas - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

Resolva online questões do simulado da prova - Tendências Pedagógicas - Exercícios com Gabarito - Pedagogia, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 10 questões
👥 3.598
Difícil
📊 48%
271 ótimo
1.803 bom
1.308 regular
216 péssimo

1 Q57238 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

As transformações do cenário histórico da educação brasileira atingem todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo que possuam suas características próprias, podemos ponderar que o cotidiano escolar é permeado pelas tendências pedagógicas. As quais, nenhuma dessas correntes esgotou-se, pois de certo modo estão articuladas às práticas educativas até hoje. Ao analisar sobre as tendências pedagógicas, tais reflexões nos apresentam um vasto campo de relações com a didática, com a prática pedagógica e docente no contexto educativo nas escolas. Tão logo o professor busca nos métodos de ensino concepções para a construção tanto do ensino quanto da aprendizagem. (LIBÂNEO, 1994).

De acordo com o excerto apresentado acima sobre as tendências pedagógicas, relacione a primeira coluna com a segunda coluna, correspondente com o que cada tendência apresenta sobre os métodos de ensino: 

I - Escola nova.
II - Tecnicista.
III - Libertadora.
IV - Histórico-crítica.

( ) Valorização do aspecto psicológico (tentativa experimental, teste de inteligência). Pesquisa, descoberta, desenvolvimento mental. As técnicas de ensino utilizadas exigem o uso de muitos recursos didáticos.
( ) Técnicas, instruções, programa sequencial. Não se preocupa com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado. Modeladora do comportamento humano. Discussões, reflexões e debates são desnecessários.
( ) Grupo de discussão, professor animador, temas geradores, problematização, saber popular, método ativo, dialogal e crítico. O conhecimento considerado mais importante é o que resulta das experiências vividas no grupo.
( ) Coerente à significação humana social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo: 

2 Q57239 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.

Assinale a alternativa CORRETA com as palavras que correspondem às lacunas: 

3 Q57240 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

Leia o fragmento a seguir.

Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.

Assinale a opção que mostra a tendência pedagógica caracterizada acima. 

4 Q57241 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

Com relação às caraterísticas da Pedagogia Montessoriana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) É baseada em materiais com a função de estimular e desenvolver um impulso interior, que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
( ) Propõe desenvolver a totalidade da criança, preocupando-se apenas com as capacidades cognitivas.
( ) Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e, assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

5 Q57242 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.

É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino 

6 Q57243 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vista do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares, a partir do significado e do sentido que pode atribuir a esses conteúdos. Devido à natureza social e cultural desses saberes, esse processo ativo do aluno na escola precisa de uma atuação planejada e sistemática que o oriente na direção prevista pelas intenções educativas. Nesse contexto, Onrubia (In: Coll, 1999) afirma que se entende o ensino como

7 Q57244 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

Antunes propõe um novo caminhar para a construção de um sistema educacional no qual o aluno seja o protagonista da história, tendo, assim, autonomia para interferir diretamente no processo do seu desenvolvimento. Com base nessa afirmação, ele apresenta perspectivas que norteiam esse caminhar, quais sejam:

I. Acredita-se que todo aluno opera múltiplas inteligências e que todo educador deve acreditar-se responsável pelo estímulo delas.
II. Pensar na avaliação através de uma visão construtivista, em que a aprendizagem humana somente aconteça à medida que o educando for capaz de construir significados e atribuir sentido ao conteúdo da aprendizagem.
III. Acredita-se que a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, representa um espaço de vivência para o trabalho, um ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade. Apenas dentro dessa visão, pensar em avaliação faz sentido.

Quais estão corretas?

8 Q57245 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

Como se chama a tendência em que o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, para isso, devendo organizar de forma a retratar, tanto quanto possível, a vida; e em que todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento?

9 Q57246 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.

“[...] é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela Escola de Vigotski. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que o professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. Aos momentos intermediários do método cabe identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse)” (SAVIANI, 2007, p. 419-420).

Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani sintetiza sua forma de entender a:

10 Q57247 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Ensino Médio

De acordo com Dermeval Saviani (2007, p.381), “do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia _________ a questão central é aprender, e para a pedagogia _________, aprender a aprender, para a pedagogia ___________ o que importa é aprender a fazer”.

Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são: 

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por marina luna em 19/04/2020 20:08:29
Muito obrigada! vou continuar respondendo.
Usuário
Por Ana em 06/04/2021 14:19:23
Boa tarde! Não estou conseguindo marcar a questão 8. Não consigo marcar o cursor do mouse.
Usuário
Por Liliane Silva Agnelo em 02/12/2021 23:55:06
Simplesmente amei o simulado. Muito obrigada! Vou continuar a praticar.
Usuário
Por Carla rocha em 13/12/2021 11:23:16
Excelente. Descobri onde preciso focar estudar mais.
Usuário
Por Ariadine Barros em 19/01/2022 22:07:29
não estou conseguindo ver as respostas erradas
Usuário
Por sonia alencar em 03/02/2022 14:11:13
Muito bom esse material de estudo.
Usuário
Por Fabiana de Sá em 24/02/2022 10:17:39
Amei o simulado! Irei continuar respondendo.
Usuário
Por Roberta Rocha em 01/04/2022 21:30:16
Adorei!! Vou continuar!
Usuário
Por Maria Aparecida Vianna dos santos em 15/05/2022 14:09:03
Boa tarde! Esse simulado é maravilhoso, faço sempre!
Muito obrigada pela oportunidade!
Usuário
Por valderi pereira borges em 01/02/2023 17:49:12
esse simulado foi de suma relevancia no contextos da leis da L.DB e aproveita o tempo para melhor estudar para concurso que estar previsto para todos os estados do Brasil
Usuário
Por VALDIRENI DE SOUZA VIEIRA em 20/07/2023 19:37:59
Excelente! Me ajudou bastante . Obrigada.
Usuário
Por MANOEL DA SILVA RAMOS em 04/10/2023 20:35:47
Boa noite, vocês estão de parabéns pelos materiais e sobretudo o site. Isso vale muito para quem não tem tempo de imprimir ou até mesmo custo financeiro. Perfeito os materiais de vocês.
Usuário
Por ELIANE DAMASCENO FONTELIS em 06/12/2023 20:14:53
Boa noite, gostaria de ver quantos acertos tive.
Usuário
Por MARIA APARECIDA SOARES DA SILVA em 17/09/2024 21:43:02
Boa noite! Muito bom o simulado, vou estudar para a prova por aqui. Obrigada.
Usuário
Por francisca silva coutinho em 16/12/2024 17:12:34
boa tarde , e muito bom simulado , vou estudar para prova .

Participe, faça um comentário.