1 Q57541 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilPensar a educação de crianças pequenas exige compreender que: a) As circunstâncias do meio em que a criança vive não se constituem como bases para seu desenvolvimento. b) O papel da escola e do professor é possibilitar intencionalmente experiências com a cultura para impulsionar o desenvolvimento humano ao longo da vida. c) As formais finais (ou ideais – porque mais desenvolvida da cultura) podem ficar à margem da escola, porque pouco influenciam o desenvolvimento humano. d) O meio desempenha papel secundário no processo de desenvolvimento da pessoa ao longo de sua vida. e) Ao apresentarmos às crianças as artes, utensílios e ferramentas, formas de cooperação, por exemplo, declinamos do papel potencialmente humanizador da instituição de Educação infantil. 2 Q57542 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilDe acordo com os avanços legais e epistemológicos, as ações de cuidado e educação de crianças pequenas na escola da infância: a) São pouco relacionadas, considerando que cuidar e educar na escola infância constituem-se em polos distintos. b) São indissociáveis e dirigidas ao pleno desenvolvimento da criança pequena. c) São dissociáveis e se distanciam no dia a dia da instituição educativa. d) São exclusivamente expressões de tensões no cenário educativo. e) São pouco expressivas no processo de desenvolvimento integral da criança. 3 Q57544 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilSobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que a) com o advento da Modernidade desenvolve-se um sentimento voltado à infância, buscando estabelecer semelhanças entre crianças e adultos. b) um significado de infância, com o sentido que lhe é atribuído atualmente, passa a ser produzido na Modernidade em torno do século XX. c) as crianças, até meados do século XIX, não apresentavam relevância para o campo social, não se abordava a questão da infância como etapa da vida específica como se conhece hoje. d) pode-se encontrar referência à crescente preocupação com as crianças no decorrer do século XVIII, o que se constitui como condição de possibilidade para a produção de discursos sobre o papel das famílias e sobre a infância. e) um conceito de infância, com o sentido que lhe é atribuído na contemporaneidade, passa a ser produzido no Brasil a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no início do século XXI. 4 Q57545 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilDe acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, coerente com uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar ênfase ao a) trabalho pautado na teoria de desenvolvimento infantil que concebe a aprendizagem a partir do interesse espontâneo da criança. b) enriquecimento do ambiente, com materiais estimulantes, para que criança manuseie, toque e brinque com os objetos expostos à sua volta. c) desenvolvimento de atividades de leitura e escrita, para oferecer às crianças de famílias de baixa renda condições de acesso aos conhecimentos historicamente produzidos. d) cuidado com a higiene das mãos, escovação de dentes, descanso, alimentação, bem como com o descanso na hora do sono, o deitar a cabeça na mesa e a disciplina na fila. e) trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, ao jogo como recurso privilegiado de desenvolvimento da criança pequena e à pedagogia de projetos didáticos. 5 Q57546 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil0 debate na educação infantil centra-se, atualmente, na autonomia de cada creche e pré-escola para elaborar e desenvolver seu projeto pedagógico e na necessidade de que esse projeto se comprometa com padrões de qualidade propostos para a educação infantil. Conforme Oliveira (2002), o grande risco de uma proposta pedagógica para a educação infantil é que a) os padrões de qualidade fixos e predeterminados não sejam observados pelas escolas, deixando de cumprir os direitos e o bem-estar das crianças. b) as creches e pré-escolas voltem a ser assistencialistas, deixando de cumprir os objetivos educacionais propostos pela legislação vigente. c) as crianças de creche e de pré-escola deixem de ser cuidadas ou educadas dentro das escolas públicas voltadas a esse atendimento. d) a infância seja institucionalizada e regulada de modo excessivo ou se torne um campo onde reine a espontaneidade, camuflando formas sutis de dominação. e) os diversos segmentos que têm interesse no processo educacional da educação infantil passem a divergir em relação ao que se espera de cada criança. 6 Q57547 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilO documento “Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central: a) Relatar e refletir sobre os currículos de educação infantil buscando aprimorá-los b) Discutir e referendar as práticas cotidianas realizadas nos estabelecimentos educacionais de educação infantil. c) Problematizar, inspirar e aperfeiçoar as práticas cotidianas realizadas nos estabelecimentos educacionais de educação infantil. d) Descrever, contextualizar e aprimorar as práticas cotidianas de educação infantil realizadas nas instituições de educação infantil. e) N.D.A 7 Q57548 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilA definição dos objetivos em termos de capacidades — e não de comportamentos — visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas. A capacidade de desenvolvimento das crianças, associada à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças, é a: a) inserção social b) estética. c) afetiva. d) ética. e) de relação interpessoal. 8 Q57549 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilA prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de a) métodos de ensino genéricos para todas as idades, uma vez que isso facilita o processo de ensino. b) estratégias de ensino para todos os públicos baseadas nas práticas específicas para as crianças. c) estímulos diferentes para jovens ou crianças, já que os processos de aprendizagem desses grupos são diferentes. d) práticas de ensino apenas para adultos, uma vez que crianças e jovens estão em desenvolvimento e podem acompanhar esse processo. e) estímulos idênticos para adultos, jovens e crianças, já que o processo de aprendizagem é o mesmo independentemente da idade. 9 Q57550 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilA zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã. O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista a) Skinner. b) Freud. c) Rogers. d) Piaget. e) Vigotsky. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF