Simulados Pedagogia

Assistente de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - Pedagogia

Resolva online questões do simulado da prova - Assistente de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza CE - Pedagogia, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 11 questões
👥 287
Fácil
📊 72%
121 ótimo
128 bom
36 regular
2 péssimo

1 Q57816 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

O processo de avaliação na Educação Infantil tem por objetivo:

2 Q57817 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

Com base no texto abaixo, responda ao que se pede.

“Registrar para avaliar significa falar sobre as dificuldades e avanços, comparando o antes e depois, buscando informações que melhor descrevem a participação da criança. Este registro deve ser detalhado o suficiente de maneira a visualizar o caminho para as ações, pensamentos e atitudes mais complexas ao se defrontarem com novas situações problemas. Descrever superficialmente estes caminhos não nos dá informações profundas e significativas para avançar nas situações pedagógicas.” (Fullgraf e Wiggers, 2014, p. 190)

Marque o instrumento que não é coerente com a concepção pedagógica acerca do processo avaliativo que consta no texto acima.

3 Q57818 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

Sobre o papel do professor no desenvolvimento da criança, segundo a teoria de Vygotsky, marque a única alternativa INCORRETA.

4 Q57819 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

Sobre o currículo na Educação Infantil, de acordo com o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, é correto afirmar que:

5 Q57820 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

A avaliação na Educação Infantil não visa à quantificação de resultados. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa INCORRETA sobre esse processo.

6 Q57821 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

Em relação à importância da afetividade para o desenvolvimento das crianças no contexto da Educação Infantil, NÃO é possível afirmar que:

7 Q57822 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

A Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza apresenta, detalhadamente, os tempos fundamentais da rotina da educação infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC). Marque a alternativa que apresenta a definição INCORRETA do tempo indicado.

8 Q57823 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

Marque a alternativa que apresenta a ordem correta dos tempos fundamentais da rotina da Educação Infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC) que estão presentes na Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

9 Q57824 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

As ações de elaboração, execução e avaliação da Proposta Pedagógica de uma instituição de Educação Infantil devem ser realizadas:

10 Q57825 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

Leia o trecho a seguir:

“A integração família e escola tem sido tema de muitos debates educacionais nos últimos anos e, de acordo com teóricos, a parceria entre essas instituições pode contribuir para a melhoria da educação de crianças e jovens. Considerando que a vida familiar e a vida escolar são simultâneas, fica clara a importância do diálogo entre família e escola, o que tornará mais positiva e significativa a formação dos sujeitos.” (FORTALEZA, 2016, p. 54)

Com base no trecho acima, que fala sobre a importância da parceria entre família e escola, marque o item correto.

11 Q57826 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE

De acordo com a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, “O planejamento pedagógico na educação infantil é uma ação reflexiva do professor embasada pelo conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e as aprendizagens significativas elaboradas pelas crianças. É um instrumento metodológico que organiza a prática pedagógica do professor e é caracterizado pela integração das ações, igualmente complexas, que são: a observação das crianças, os registros diários e a avaliação. Nesse sentido, o planejamento não é um fim em si mesmo, ele se constitui no contexto das vivências diárias efetivado nas interações e descobertas.” (FORTALEZA, 2016, p. 112)

Com base nisso e considerando as principais orientações para organização do planejamento pedagógico, de acordo com os Campos de Integração das Experiências, marque o item correto sobre o planejamento.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.