Regra de Três Simples, Razão e Proporção
Você deve saber o que significa e como resolver problemas de regra de três simples, razão e proporção cobrados nas principais provas de concursos.
Para entender alguns conceitos básicos que sempre são cobrados nas principais provas de concursos, geralmente concursos de nível médio e fundamental, e se sair bem na parte de matemática, você deve saber o que significa e como resolver problemas de regra de três simples, razão e proporção.
O que é razão?
A razão é um método matemático utilizado para que seja possível a comparação entre duas diferentes grandezas. Mas há mais uma regra que deve ser seguida nesse caso: tais grandezas devem estar localizadas em uma unidade de medida igual.
Porém, de uma forma geral, a razão se trata de um cálculo simples: para encontrar o resultado entre dois números, sendo eles a e b, basta dividir o primeiro (a) pelo segundo (b). É claro que para que a razão chegue a um resultado concreto, o número B jamais poderá ser 0.
Por exemplo:
Número A: 32. Número B: 16. Ao dividir os dois números, chegamos ao resultado 2. Sendo assim, a razão do número 32 quando para o 16 é 2.
No entanto, a razão não pode ser utilizada para toda e qualquer divisão. Se a necessidade for de se obter a razão entre duas diferentes ruas considerando os seus comprimentos, ambas as medidas deverão estar na mesma casa: quilômetro, metro ou outras.
Se isso ocorrer, se torna necessário eleger uma única unidade de medida, para que um dos números seja convertido para a mesma.
O que é proporção?
Já a proporção, de uma forma geral, pode ser resumida pela igualdade entre duas diferentes razões.
Por exemplo:
Em uma primeira sala de faculdade, notamos que em cada 3 rapazes, são 4 garotas. Como já sabemos, nesse caso, a razão será de três para quatro (3%4: 0,75). Na sala ao lado, temos um número similar: são 6 garotos para cada 8 garotas. A razão nesse caso é seis para oito, e ao realizar a divisão, também chegamos a 0,75 (6%8: 0,75).
O que acontece aqui então é a proporção, que significa a igualdade encontrada entre as duas diferentes razões realizadas, pois ambas chegaram ao mesmo resultado: 0,75.
Como calcular uma regra de três simples?
Por fim, a regra de três simples é um dos métodos matemáticos mais utilizados não só no meio escolar e acadêmico, como também pelos setores financeiros de grandes empresas.
A regra de três tem como principal intuito a resolução de problemáticas que envolvam grandezas de caráter proporcionais envolvendo quatro números, sendo que, de três números, já sabemos os valores.
Primeiramente, basta realizar uma tabela e agrupar em colunas as grandezas do mesmo tipo, montar a proporção e por fim realizar a equação.
Por exemplo:
Imagine uma área da cidade onde a absorção de raios é de 1,2 metros quadrados, e um iate com motor que se move a energia solar produz 400 watts a cada hora. Mas, se conseguíssemos aumentar a área para 1,5 metros quadrados, qual seria a medida de energia a ser produzida?
Agora, basta colocar a área de um lado e energia do outro, com as setas para baixo indicando que são grandezas proporcionais.
Área (em m²) Energia (em Wh)
Agora, temos a equação:
1,2 = 400
1,5 x
Multiplicamos 1,2 por x e 400 por 1,5
Assim, 1,2x-1, 5x400
X=1,5. 400 dividido por 1,2, resultando em 500.
Deixe seu comentário
12-----------X
2.500________100%
2500x=12.100
2500x=1200 (o numero 2500 passa pro outro lado dividindo)
x=1200/2500
x=0,48%
tirando prova real faça na calculadora 2500*0,48% = 12,00