Diplomata: Saiba o que faz e suas Atribuições
O trabalho do diplomata é representar o Brasil em outros países e em organizações internacionais de vários segmentos.
O trabalho do diplomata é representar o Brasil em outros países e em organizações internacionais de vários segmentos.
Isso significa promover a cultura, valores, comércio e turismo para atrair investimentos para o país e promover e estreitar parcerias com outras nações.
Também faz parte das funções exercidas pelo diplomata orientar cidadãos brasileiros residentes no exterior em casos que envolvam catástrofes ambientais, segurança e direitos humanos.
O salário médio do diplomata é de R$12.962 (inicial) a R$18.478,00.
Caso recente que envolveu ação diplomática
Um caso de ação diplomática recente foram os pedidos de clemência ao governo indonésio para não executarem a sentença de morte por tráfico de drogas para os brasileiros Marco Archer Cardoso Moreira e Rodrigo Muxfeldt Gularte.
As solicitações foram feitas pela então presidente Dilma Rousseff e pelo Ministério das Relações Exteriores.
Com as duas negativas, os brasileiros foram executados.
Como se tornar um diplomata?
Para ser um diplomata é necessário ensino superior em qualquer área, e não apenas em Relações Internacionais como algumas pessoas imaginam.
O próximo passo é prestar o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática para entrar no Itamaraty, órgão do Ministério das Relações Exteriores.
O processo seletivo acontece uma vez ao ano desde 1996 e é organizado pelo Cesp/UnB.
Os aprovados no concurso fazem curso preparatório de um ano e meio no Instituto Rio Branco e estágio.
Conheça agora as três etapas do CACD - Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata:
- Primeira Fase: Prova Objetiva de caráter eliminatório com questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História Brasileira e Mundial, Noções de Direito, Noções de Direito Internacional Público, Geografia e Noções de Economia;
- Segunda Fase: Prova Escrita de caráter eliminatória onde o candidato fará uma redação e duas atividades de interpretação textual. Na segunda fase há também uma redação, tradução de texto em inglês para o português, tradução de texto em português para inglês e tradução de um resumo em inglês. A segunda fase tem caráter eliminatório e classificatório;
- Terceira Fase: Provas Escritas de caráter eliminatório e classificatório de História do Brasil, Política Internacional, Noções de Direito, Noções de Direito Internacional Público, Geografia, Noções de Economia, Língua Espanhola e Língua Francesa.
O que estudar para concursos de Diplomata?
O CACD 2021 foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a formatura de novos diplomatas. Então terá concurso à vista.
Mas, ainda não há informações sobre quando o edital será publicado.
Enquanto o edital não é divulgado, você treinar gratuitamente resolvendo questões de concursos para Diplomata!