Imagine que você está prestes a anunciar seu veículo para venda e bate uma grande dúvida. Como colocar no anúncio de forma correta? Vendo carro ano 2019 seminovo, semi-novo ou semi novo?
A palavra seminovo é um adjetivo que designa que determinado objeto está em bom estado de conservação.
Normalmente os prefixos são morfemas da Língua Portuguesa que são originárias do latim e do grego e são colocadas antes dos radicais.
Esta dúvida é muito comum porque a palavra “semi” é considerada um falso prefixo. Mas o que é o que este tal de falso prefixo?
Os prefixos e falsos prefixos são termos que unem-se a outros para dar um significado a uma palavra ou mesmo a uma expressão.
Os prefixos são termos oracionais que não possuem sentido se não estiverem ligadas a outras palavras. Ou seja, quando estão isoladas em uma oração não conseguem passar nenhum significado.
O falso prefixo na verdade não é um prefixo, mas age como se fosse. A diferença é que quando o mesmo se encontra isolado é possível dar um sentido ao seu significado, como acontece com a palavra semi.
Semi por sua vez é um falso prefixo porque a palavra possui significado próprio mesmo quando está isolada. Ou seja, semi significa metade.
Veja alguns casos de falsos prefixos muito usados:
ab, ad, aero, agro, além, alfa, ante, anti, aquém, arqui, auto, bem, beta, bi, bio, circum, co, contra, di, eletro, entre, ex, extra, foto, gama, geo, giga, grã, grão, hetero, hidro, hiper, hipo, homo, infra, intra, inter, lacto, lipo, macro, mal, maxi, mega, meso, micro, mini, mono, morfo, multi, nefro, neo, neuro, ob, paleo, pan, peri, pluri, poli, pós, pré, pró, proto, pseudo, psico, recém, retro, sem, semi, sob, sub, sobre, super, supra, tele, termo, tetra, tri, ultra, etc.
Seminovo, Semi-novo ou Semi novo? Qual é a forma correta de escrever?
Como já entendemos o que é um falso prefixo, agora vamos ao foco principal desta dica que é descobrir qual é a forma correta de escrever a palavra em questão.

Formação da palavra seminovo é a junção do falso prefixo semi acrescido de um adjetivo que no caso é o termo novo. (semi + novo).
Mas por que seminovo não é escrito com hífen?
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico que está em vigor desde janeiro de 2009, só podemos utilizar o hífen quando o prefixo termina com a mesma letra que a primeira letra do sufixo, ou se a primeira palavra do sufixo for iniciada com h.
Para ficar mais claro veja alguns exemplos: Semi-humano, semi-hipinotizado ou semi-inteligente.
Sendo assim, qualquer outra palavra que não esteja inclusa nesta regra gramatical deve ser escrita junta como uma única palavra.