
nos desenhos e animações
O período da Pré- história desperta curiosidades até hoje e vem sendo representado de várias formas sejam elas por meios de jogos, filmes e principalmente desenhos animados e animações.
A Pré-história ainda é alvo de muitas discordâncias entre pesquisadores, ficou conhecido como o período da história humana que antecedeu a escrita, foi o momento de desenvolvimento das primeiras civilizações.
Não se sabe ao certo até quando durou a pré-história, alguns pesquisadores dizem que durou volta de 3.500 ou 4.000 a.C.
Pré-história e as primeiras organizações sociais
A Pré-história é dividida em três importantes momentos: Paleolítico, Neolítico, Idade dos Metais.
Paleolítico (pedra lascada)
Onde surgiram inicialmente os primeiros seres humanos, seu modo de vida ainda era muito rudimentar. O uso de ferramentas de pedra e ossos de animais auxiliava na caça, pesca e na sobrevivência desses indivíduos.
O nomadismo, ou seja, o não estabelecimento em lugares fixos de moradia é a principal característica dessas populações, viviam do que a natureza lhes oferecia no momento e partiam quando os recursos se esgotavam.
O fato de serem nômades proporcionou que se espalhassem por vários locais do planeta Terra. A descoberta e utilização do fogo foi um fator importante para o desenvolvimento desses indivíduos.
Neolítico (pedra polida)
O sedentarismo foi uma das principais características do período, proporcionou o estabelecimento de assentamentos e organização das primeiras formas de civilização, e mudanças no modo de vida desses indivíduos.
O início desenvolvimento da agricultura, a domesticação de animais proporcionaram mudanças bruscas na forma de viver e desenvolvimento dessas populações.
O uso da cerâmica como forma de armazenamento de sementes e alimentos ajudou na manutenção de relações de troca com outros grupos, como se fosse os primeiros passos de relações comerciais.
A divisão de tarefas entre os integrantes desses grupos e a utilização de ferramentas mais trabalhadas e resistentes eram características desse período.
Idade dos metais
Período de transição dos que chamamos de pré-história para a história onde o domínio de metais como o cobre, bronze e o ferro ajudaram no desenvolvimento de ferramentas, armas e instrumentos para agricultura.
O forja dos metais e a cunhagem das primeiras moedas ajudou no início das primeiras relações comerciais entre grupos de indivíduos que mais tarde formariam as primeiras grandes civilizações da história.
A Pré-história e sua relação com a atualidade
A partir do século XIX, com as influências da antropologia, paleontologia e da arqueologia, começou a se conhecer cada vez mais algumas questões desse período.
Estudos como as abordagens de Charles Darwin sobre a teoria evolucionista trouxeram a tona a Pré-história para discussões na época.
A representação da Pré-história nas animações
Desenhos animados e animações são usados como forma de representar variados aspectos por meio de uma linguagem simples.
Não demorou muito tempo para a Pré-história também ganhasse suas representações nesses meios.
Os Flinstones (1960)
Produzido pela Hanna-Barbera na década de 1960, o desenho mostra a história de uma família do Neolítico vivendo de forma “moderna” na cidade de Bedrock.
Usando o anacronismo, como forma de fazer comédia, o desenho mostra o cotidiano de uma cidade e seus habitantes que utilizavam e técnicas rudimentares e o auxilio de animais para exercer atividades modernas como dirigir, trabalhar e outras tarefas cotidianas.
O desenho busca de forma cômica e fantasiosa, mostrar a importância da criação das formas primitivas de sobrevivência e como elas estão presentes e foram importantes para o desenvolvimento da sociedade atual.
Os Flinstones e seu “automóvel das cavernas”. Cena comum no desenho onde por várias vezes vemos outros confortos modernos.
Os Croods (2013)
Outra Animação de sucesso os Croods da Dreamworks, mostra a busca de uma família por um novo lar, pois o seu foi destruído, mas tendo que enfrentar alguns temores desconhecidos do mundo exterior.
Possuindo uma inspiração no mito da caverna do filósofo grego Platão, a animação traz a ideia de superação das barreiras do desconhecido como forma de buscar algo além da própria realidade.
O filme traz a clara ideia do nomadismo, característica do período paleolítico e ressalta também o papel importante do mesmo para que esses povos se espalhassem por diversos locais do planeta.
As referências ao “mito da caverna” de Platão, e as suas relações com a ideia de descoberta do exterior. Uma breve referência q questão do nomadismo.