
características, costumes e
extinção
Considerado uma subespécie do Homo Sapiens, o Homem de Neandertal (Homo Neanderthalensis) surgiram a mais de 400 mil anos na região da Europa.
Viveram por volta de 400 mil anos atrás. Seus principais fósseis foram encontrados nas regiões da Europa, Oriente médio e Sul da Sibéria.
Os Neandertais eram muito semelhantes aos humanos modernos, mas algumas de suas características físicas eram distintas, ocasionadas principalmente pela adaptação ao meio em que viviam.
Também conhecidas como Eras do Gelo, as diversas glaciações que ocorreram na superfície terrestre levaram a bruscas mudanças climáticas e biológicas durante longos períodos.
O frio intenso provocado pelas glaciações, modificou ao longo de vários anos a crosta terrestre, o surgimentos de geleiras, o aumento do nível dos mares e a desertificação de áreas inteiras foram algumas dessas consequências.
Durante esses períodos de clima intensamente frio, a fauna do planeta também sofreu bruscas modificações, aqueles animais que não se adaptavam ao clima eram extintos. É nesse momento que os Neandertais conseguem prosperar na terra.
Quem foi o homem de neandertal: características físicas?
A árvore genealógica humana contém importantes dados sobre todo o processo evolutivo de nossa espécie, desde nossos mais antigos ancestrais como os Australopitecos até a chegar ao Homo Sapiens.
Tais mudanças e evoluções não ocorreram da noite para o dia, foi um longo processo que durou milhares de anos para de fato acontecer por completo.
Nesse longo trajeto evolutivo o homem de Neandertal é a que desperta mais curiosidades até os dias atuais, possuía características distintas de outros indivíduos da linhagem evolutiva humana.
Os Neandertais eram geralmente mais baixos que o Homo Sapiens também possuía estrutura corporal mais forte e lateralizada (corpo mais largo) se comparados com seus parentes modernos.
A sua construção craniana também era diferente, possuíam crânios comprimidos, ou seja, mais achatados, suas sobrancelhas eram bem protuberantes.
Talvez uma das características mais marcantes desses hominídeos sejam os narizes bem largos que eram voltados para adaptar-se a falta de umidade e poderem respirar sem maiores dificuldades.
É importante entender que toda estrutura fisiológica do homem de Neandertal era adaptada ao ambiente em que ele vivia no momento, ou seja, eram feitos principalmente para sobreviver a climas extremamente gélidos e conservar o calor corporal.
Notem as proporções do crânio de um Neandertal, são bem maiores e alongadas do que a do ser humano moderno.
Costumes e cultura dos povos Neandertais
Estudos apontam que os povos Neandertais eram indivíduos que possuíam uma desenvolvida capacidade cognitiva. Para sobreviver à hostilidade do planeta naquele período, buscavam soluções eficazes para se adaptar ao meio ambiente.
Além do domínio do fogo, o uso da arquitetura rudimentar para a construção de abrigos e de roupas para se proteger do frio são algumas das características importantes desses povos.
A construção de ferramentas líticas avançadas tanto de pedra quanto de ossos onde eram trabalhadas de forma diferente até ficarem com pequenas lascas triangulares.
Nesse período segundo pesquisadores também foram criadas as primeiras pontas de lança. Essas práticas de construção de ferramentas ficaram conhecidas como Cultura Musteriense.
Alguns pesquisadores também afirmam que os Neandertais possuíam uma espécie de ritual funerário.
Pedras trabalhadas da chamada Cultura Musteriense. As ferramentas possuíam lascas menores em sua construção.
Quando e porque o homem de neandertal foi extinto?
Não se sabe ao certo quando e como ocorreu o desaparecimento dos povos Neandertais, especula-se que tenham ocorrido por volta de 40 mil anos atrás. Ainda ocorrem divergências entre pesquisadores acerca dos reais motivos de sua extinção.
Alguns enxergam como fator determinante a expansão dos primeiros homo sapiens pelo planeta. A competição por espaço e por alimento teria levado a retração dos povos Neandertais.
Outros pesquisadores apontam como responsável as bruscas mudanças climáticas do planeta que aos poucos passaram do extremo frio para o clima que se assemelha aos dias atuais.
Os Neandertais e sua representação na Contemporaneidade
Os povos Neandertais despertam muita curiosidade até hoje. Sua representação está presente de muitas formas, desde filmes, seriados e até em jogos eletrônicos.
Uma das mais conhecidas é a aparição deles na animação A Era do Gelo (2002), onde em meio a glaciação do planeta, um grupo de animais pré-históricos que encontram uma criança Neandertal e tentam encontrar sua família.
A Cena do filme A Era do Gelo (2002) deixa clara a inspiração dos produtores na imagem do homem Neandertal na construção dos personagens.