
complexidade
O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é o ENEM de quem concluiu os estudos pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Ter bom resultado nessa certificação garante o acesso ao ensino médio e ao ensino superior, a depender do caso.
Na dica de hoje, vamos explicar se é difícil passar na prova do Encceja e falar como foi o exame aplicado em 2022 e passar o cronograma do Encceja 2023.
Quando surgiu o Encceja?
O Encceja existe desde 2002 e tem o objetivo de analisar o desempenho das pessoas que concluíram o ensino fundamental e o ensino médio por meio do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Este exame também auxilia as Secretarias de Educação a aperfeiçoarem o EJA.
Quem aplica a prova é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Anísio Teixeira), que recebe a ajuda das secretarias municipais e estaduais de ensino.
Uma curiosidade é que existem quatro versões do Encceja, conheça suas características:
- Encceja Nacional: destinado aos estudantes que moram no Brasil;
- Encceja Nacional PPL: pessoas que moram no Brasil que estão presas ou menores que em medidas socioeducativas;
- Encceja Exterior: brasileiros residentes no exterior;
- Encceja Exterior PPL: brasileiros residentes no exterior que estão presos ou menores em medidas socioeducativas. O Encceja Exterior tem a colaboração do Ministério das Relações Exteriores.
O que caiu na prova do Encceja em 2022?
O Encceja Nacional 2022 foi aplicado no dia 28 de agosto em todo o país. A mais recente edição teve 1.683.530 inscritos, 308.648 pessoas interessadas pela certificação de ensino fundamental e 1.374.882 para a certificação do ensino médio.
A prova teve 120 questões de múltipla escolha distribuídas entre as seguintes áreas do conhecimento:
Ensino Fundamental
- Prova I - Ciências Naturais: Ciências;
- Prova II - Matemática: Matemática;
- Prova III - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação: Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
- Prova IV - História e Geografia: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Ensino Médio
- Prova I - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Biologia e Física;
- Prova II - Matemática e suas Tecnologias;
- Prova III - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
- Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Também foi cobrada a produção de uma redação. Para o ensino fundamental, o tema era “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”.
Já os candidatos do ensino médio escreveram sobre os “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”.
É difícil passar na prova do Encceja?
É bem provável que agora você esteja se perguntando quantas questões precisa acertar para passar no Encceja. Há quem diga que acertar 12 perguntas em cada área do conhecimento é suficiente, mas esse número pode variar.
A explicação é que o método de correção, o TRI (Método de Teoria do Item), valoriza as questões mais difíceis. Portanto, acertar questões complexas pode ser melhor do que acertar muitas consideradas fáceis.
E mesmo sendo de média complexidade, muitos estudantes não atingem a nota mínima.
Reportagem do G1 sobre o Encceja de 2017 diz que somente 20,8% dos inscritos para a certificação de ensino médio conseguiram os 500 pontos necessários (100 em cada prova) e 5 na redação.
Tal percentual corresponde a 102.638 das 1.272.279 pessoas que se inscreveram à época.
Outro aspecto é que, caso você reprove em uma disciplina, é possível fazer novamente a prova somente dessa matéria.
O que estudar para a prova do Encceja?
A prova é considerada de média complexidade. Além do mais, no Encceja você não está concorrendo com ninguém. Porém, ainda assim, é preciso dedicação para estudar e, assim, conseguir sua certificação.
Veja alguns dos assuntos cobrados na prova do Encceja.
Ensino Fundamental
- a) Língua Portuguesa: Linguagens e formas de expressão, Variação linguística, Norma culta, Interpretação de texto, Conotação e denotação, Textos narrativos em prosa, Sinônimos e antônimos, Expressões idiomáticas;
- b) Língua Estrangeira: Palavras e expressões, Interpretação de texto, Recursos verbais e não verbais;
- c) Artes: Artes visuais, Sons e movimento, Música e dança, Teatro como forma de retratar o cotidiano;
- d) Educação Física: Movimento e atividades de lazer, Teatro, Dança, Elementos do movimento humano;
- e) Matemática: Usos e significados dos números, História da geometria, Leitura e representação da realidade pela geometria, Funções e usos da álgebra, Uso e importância da estatística, Unidades de medida (data, hora, peso e distância), Raciocínio lógico, Resolução de problemas;
- f) História e Geografia: A chegada dos portugueses, As terras indígenas, Fluxos migratórios, Mudanças no espaço geográfico brasileiro, Crescimento econômico e seus impactos no meio ambiente, Movimentos indígenas, Ferrovias e hidrovias, Saneamento e desmatamento, Leis trabalhistas e flexibilização da CLT;
- g) Ciências Naturais: A Terra e o Universo, Fenômenos naturais, As fases da lua, Recursos renováveis e não renováveis, Estados físicos da matéria, Aquecimento global, Poluição do ar, A importância do conhecimento científico.
Ensino Médio
- a) Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biodiversidade e meio ambiente, Química, natureza e tecnologia, Propriedades químicas, Transformações químicas e de energia, Ondas e radiação, Indicadores de saúde e desenvolvimento humano, Saúde individual e coletiva;
- b) Matemática e suas Tecnologias: Frações, Números irracionais, Números negativos, Números complexos, Conversão de sistemas de medidas, Múltiplos e submúltiplos de uma unidade de medida, Juros simples e compostos, Porcentagem, Razões trigonométricas, Retas e circunferências, Uso e leitura de tabelas, Média aritmética, Estatística;
- c) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Linguagem verbal, Formas de linguagem, Sistemas de comunicação (artístico, informativo, entretenimento e publicitário), Meios de comunicação, Surgimento da escrita, Literatura (Machado de Assis, Camões, Fernando Pessoa);
- d) Ciências Humanas e suas Tecnologias: A Constituição de 1988, Divisões regionais do Brasil, Êxodo rural, Movimentos sociais, Segunda Guerra, Industrialização e urbanização, Surgimento dos blocos econômicos.
Cronograma do Encceja 2023
- Inscrições: 22 de maio até 2 de junho;
- Prova e gabarito: 27 de agosto;
- Resultado: 22 de dezembro.