
A prova do concurso Prefeitura de Cachoeiras de Macacu (RJ) para o cargo de Professor será aplicada em 18 de setembro. O tempo para resolver as questões é de 4 horas, já incluído o preenchimento do gabarito.
Esta é a 1ª etapa de seleção para a cidade localizada a 97 km do Rio de Janeiro. O certame possui 53 vagas imediatas, cuja distribuição você confere abaixo:
- Professor I - Artes: 1 vaga;
- Professor I - Educação Física: 3 vagas;
- Professor I - Língua Portuguesa: 2 vagas;
- Professor I - Inglês: 2 vagas;
- Professor I - Ciências: 2 vagas;
- Professor I - História: 1 vaga;
- Professor I - Geografia: 1 vaga;
- Professor I - Matemática: 3 vagas;
- Professor I - Ensino Religioso: 1 vaga;
- Professor II - 37 vagas.
Os salários variam. Para Professor I o valor é de R$1.531,51 por 22 horas horas semanais. Já os aprovados para a função de Professor I receberão R$1.119,83 por 16 horas semanais.
Gabarito concurso Cachoeiras de Macacu (RJ) 2022
Já o gabarito será divulgado em 19 de setembro. Para acessá-lo, basta acessar a página do IBAM Concursos. O resultado também poderá ser visualizado no Mural de Atos da Prefeitura.
O período de recebimento de recurso contra o gabarito é de 20 a 21 de setembro. A publicação do gabarito definitivo está prevista para 17 de outubro.
Concurso Prefeitura Cachoeiras de Macacu (RJ)
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas e somente 1 correta. E por falar nisso, sabia que resolver questões de concursos é uma ótima dica para estudar?
Agora, confira como será a prova?
- a) Conhecimentos Específicos: 20 questões totalizando 60 pontos;
- b) Português: 10 questões totalizando 20 pontos;
- c) Legislação Educacional e suas atualizações e Conhecimentos Gerais do Município: 10 questões totalizando 10 pontos.
No mesmo dia haverá prova dissertativa. Também de caráter eliminatório e classificatório, esse teste consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre algum item do conteúdo programático que você confere a seguir.
- 1. Português: Características dos textos descritivos, narrativos e dissertativos, Discurso direto e indireto, Coesão e coerência, Figuras de linguagem, Processo de formação das palavras, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Ortografia, Pronomes, Sinais de pontuação, Regras de acentuação, Funções da linguagem;
- 2. Legislação Educacional: Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei Brasileira de Inclusão, Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação, Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica;
- 3. Conhecimentos Gerais do Município: Origem e dados históricos da cidade e da região a qual está localizada, Ocupação e evolução político-administrativa, Aspectos físicos e geográficos da cidade, Aspectos culturais, turísticos e de lazer, Dados básicos sobre a atuação local em educação, saúde e assistência social, Datas comemorativas, Símbolos municipais.
Outras etapas do concurso
Haverá Provas de Títulos para os aprovados na etapa anterior. O período para envio dos documentos, por meio de carta simples com AR (Aviso de Recebimento) ou SEDEX com AR é de 18 a 20 de outubro. O preenchimento do envelope deve ser exatamente igual ao informado no edital.
Os títulos aceitos são comprovantes de conclusão de curso de especialização em pós-graduação com carga horária mínima de 360 horas, mestrado, doutorado e de formação de docente de nível superior.
A divulgação do resultado preliminar será em 5 de dezembro. Quem não concordar, poderá entrar com recursos nos dias 6 e 7 de dezembro. O resultado final dessa etapa está previsto para 14 de dezembro.
A publicação do resultado final do concurso, segundo o cronograma, acontecerá em 15 de dezembro.
Quando será a convocação?
A data de convocação não consta no cronograma. Mas, o edital traz a documentação necessária para contratação:
- Cópia e original do RG, CPF e título de eleitor;
- Cópia e original do PIS/PASEP;
- Cópia e original da Carteira de Trabalho;
- Cópia e original da certidão de nascimento ou de casamento;
- Cópia e original da certidão de nascimento do filhos menores de 18 anos;
- Cópia e original de comprovante de residência atualizado;
- Cópia e original de declaração de bens ou declaração do Imposto de Renda;
- Quitação das obrigações eleitorais;
- Quitação das obrigações militares (somente para homens);
- Comprovante de registro no CREF para professores de Educação Física;
- Autorização da autoridade religiosa para ministrar a disciplina de Ensino Religioso.