
cobrada a resolução de 50
questões
A prova para admissão às Escolas de Aprendizes Marinheiros acontece em 2 de abril. A prova terá início a partir das 10h30.
O exame será aplicado, nas cidades do Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia (RJ), Nova Friburgo (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP), Santos (SP), Manaus (AM), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Olinda (PE), Florianópolis (SC) e Vila Velha (ES).
Os candidatos devem levar documento de identificação com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica com corpo transparente, preferencialmente preta. Caso leve lanche, sua embalagem precisa ser transparente.
Nas 4 horas de duração, será cobrada a resolução de 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Física e Química) e Inglês. A pontuação da prova objetiva é de 0 a 100.
Quem obtiver menos de 50 pontos no conjunto da prova, menos de 10 nas disciplinas de Matemática, Português, Física ou Química e quem não se classificar com a maior nota até o limite do número correspondente a 2 vezes do total de vagas será desclassificado do concurso.
Gabarito Concurso Aprendizes Marinheiros 2023
A Marinha vai divulgar o gabarito em sua página no dia 4 de abril.
O prazo para interposição de recursos contra o gabarito é de 3 dias úteis após a publicação do resultado. O candidato deve usar o modelo contido no edital, escrever o texto com caneta esferográfica azul ou preta e apresentar argumentação lógica e consistente.
O documento precisa ser entregue pessoalmente nas OREL (Organização Responsável pela Execução Local) listadas no edital.
Aprendizes Marinheiros: Número de vagas
O concurso de admissão para as Escolas de Aprendizes Marinheiros possui 671 vagas de nível médio distribuídas entre as escolas no Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco . São 623 para homens (125 para negros) e 498 (ampla concorrência) e 48 para mulheres (10 para negros) e 38 (ampla concorrência).
Veja qual é a distribuição das vagas por localidade e entre as áreas de atuação:
- a) EAMCE (Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará): Apoio (102), Eletroeletrônica (73) e Mecânica (74);
- b) EAMES (Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo): Apoio (64), Eletroeletrônica (93) e Mecânica (47);
- c) EAMSC (Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina): Apoio (34 vagas masculinas e 17 para mulheres), Eletroeletrônica (33 vagas para homens e 18 para mulheres) e Mecânica (38 vagas para homens e 13 para homens);
- d) EAMPE (Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco): Apoio (39), Eletroeletrônica (56) e Mecânica (28).
Outras etapas do concurso Aprendizes Marinheiros 2023
O presente concurso será composto ainda pelas seguintes etapas:
- Verificação de Dados Biográficos (VDB) de caráter eliminatório;
- Inspeção de Saúde (IS) de caráter eliminatório - realizada entre 26 de junho a 28 de julho;
- Teste de Aptidão Física para Ingresso (TAF-i) de caráter eliminatório - realizada entre 29 de maio a 9 de junho;
- Avaliação Psicológica (AP) de caráter eliminatório - realizada entre 10 e 18 de julho;
- Verificação de Documentos (VD) de caráter eliminatório- entrega dos documentos de 29 de maio a 9 de junho;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH) de caráter eliminatório - realizada entre 4 a 21 de julho.
A validade finda no dia 29 de janeiro de 2024, data de início do Curso de Formação de Aprendizes Marinheiros.