
publicada em 13 de novembro
Os inscritos no concurso Prefeitura de Canoas (RS) 2023 farão a prova objetiva no domingo (30).
As vagas, exclusivamente para formação de cadastro reserva, são destinadas aos cargos de especialista de apoio pedagógico à educação básica com salário de R$5.559,21, professor de educação básica (educação infantil e anos iniciais) e técnico de apoio à educação básica, estes últimos com salário de R$2.799,61.
A banca organizadora, a Objetiva Concursos, vai divulgar os gabaritos preliminares em sua página a partir das 14h do dia 31 de julho.
O prazo para possíveis recursos contra o gabarito é de 00h01 do dia 1º de agosto até às 23h59 do dia 3 de agosto. Para recorrer, o candidato deve acessar a “área do candidato” e depois “recursos” no site da empresa responsável.
Dentre as orientações para o recurso, destaca-se: o uso de argumentação lógica e consistente. O gabarito definitivo após os julgamentos dos recursos estará disponível em 25 de agosto.
Provas do concurso Prefeitura de Canoas (RS) - Educação
De caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva é a primeira etapa de avaliação.
Os candidatos responderão questões de português, raciocínio lógico, informática, legislação básica e conhecimentos específicos. Para ser aprovado é preciso obter, no mínimo, 60 pontos.
Confira abaixo a relação dos assuntos abordados por disciplina:
- a) Português: análise e interpretação de texto, textualidade, fonologia, morfologia, semântica, sintaxe;
- b) Raciocínio Lógico: teoria dos conjuntos, análise combinatória, probabilidade, estatística básica, leitura e interpretação de gráficos, tabelas e infográficos, raciocínio lógico-matemático, situações-problema;
- c) Informática: componentes de hardware e software, sistema operacional Windows 10 ou superior, Pacote Office 2016 ou posterior, segurança na/para internet, correio eletrônico;
- d) Legislação Básica: Constituição Federal (artigos 1º a 69, 76 a 92, 101 e 102, 127 a 129), Lei Orgânica do Município de Canoas, Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Canoas, Regime Próprio de Previdência Social do Município de Canoas, Código de Ética da Administração Direta e Indireta do Município de Canoas.
Outras etapas do concurso
Haverá Provas de Títulos de caráter classificatório, somente para os candidatos às vagas para especialista de educação básica e professor de educação básica aprovados na prova objetiva.
A convocação para esta etapa acontecerá no dia 11 de setembro, por meio de edital publicado no site da Objetiva Concursos. Os documentos, comprovantes de conclusão de especialização, mestrado e doutorado poderão ser enviados via upload no site de 12 a 14 de setembro, ou então, via SEDEX, de 12 a 15 de setembro.
O resultado preliminar da prova de títulos será divulgado em 22 de outubro.
É possível recorrer, desde que observado o prazo de 23 a 25 de outubro, de 00h01 do primeiro dia até às 23h59 do último dia. O resultado final desta avaliação está previsto para 8 de novembro.
Resultado final do concurso
Caso haja empate na nota final, o primeiro critério para desempate será a Lei Federal nº10. 741/2003 (Estatuto do Idoso). Os próximos critérios adotados são:
- candidato que obtiver a maior nota nas questões de conhecimentos específicos;
- candidato que obtiver a maior nota nas questões de língua portuguesa;
- candidato que obtiver a maior nota nas questões de legislação básica;
- candidato que obtiver a maior nota nas questões de raciocínio lógico;
- o candidato que, dentre os empatados, tiver maior idade, considerando-se dia, mês e ano de nascimento;
- o candidato que comprovar o efetivo exercício da função de jurado, de acordo com a Lei Federal nº11.689/2008, artigo 440;
- persistindo o empate, realização de sorteio público, cuja data de convocação será em 8 de novembro.
A classificação final será publicada em 13 de novembro e a publicação do edital de encerramento do concurso está prevista para o dia 17 de novembro.