
Soldado, 900 são para a Polícia
Militar e 200 para o Corpo de
Bombeiros.
Os candidatos do concurso PM PB Soldado 2023 (Polícia Militar da Paraíba) farão as provas objetiva e discursiva no domingo (29), na capital Campina Grande e na cidade de Patos.
Nas 5 horas de duração, os inscritos vão responder questões de Português, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, Noções de Informática e Noções de Direito e Sociologia.
Já a prova discursiva consiste em produzir uma redação, cujo tema será revelado no momento do exame.
A pontuação da prova objetiva é 90 pontos. Para ser aprovado nela é preciso obter, no mínimo, 45 pontos. Já a pontuação da redação é 10 pontos, sendo necessário a metade para estar habilitado.
Divulgação do gabarito
A banca organizadora, o IBFC, vai divulgar o gabarito em sua página no dia 30 de outubro.
Quem discordar desse resultado, pode entrar com recurso contra o gabarito. O prazo é das 10h do dia 31 de outubro até às 17h do dia 2 de novembro.
É obrigatório utilizar o formulário específico para tal fim. Para fundamentar o questionamento, a orientação é indicar bibliografia condizente com o alvo da reclamação.
Distribuição das vagas
Das 1.100 vagas do concurso PM PB Soldado, 900 são para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros.
A remuneração é de R$4.206,87, com a possibilidade de receber adicional por Plantão Extra Remunerado de até R$2.304,00 e gratificações específicas.
Em ambos os casos, as oportunidades são para homens e mulheres e, 20% é destinado às pessoas declaradas negras. Confira agora a distribuição das vagas:
- Soldado PM - Combatente (QPC) (900): 360 vagas para CPRM - João Pessoa, 225 vagas para CPR I - Campina Grande, 180 vagas para CPR II - Patos, 135 vagas para CPR - Guarabira.
- Soldado BM - Combatente (QBMP-0) (200): 75 vagas para 1º CRBM - João Pessoa, 45 vagas para 2º CRBM - Campina Grande, 45 vagas para 3º CRBM - Patos, 35 vagas para 4º CRBM - Guarabira.
Próximas etapas do concurso
O certame será composto ainda pelas seguintes etapas:
- Exame Psicológico;
- Exame de Saúde;
- Exame de Aptidão Física.
Conheça as características de cada uma:
1. Exame Psicológico
A 2º etapa é o Exame Psicológico, de caráter eliminatório. Serão convocados para esta etapa os inscritos aprovados nas provas objetiva e discursiva.
Nesta avaliação, o objetivo é analisar, por meio de técnicas e testes psicológicos, aspectos como controle emocional, resiliência, relacionamento interpessoal, disposição para o trabalho, raciocínio lógico, impulsividade, agressividade, responsabilidade, flexibilidade, ansiedade, iniciativa, liderança e indicadores fóbicos e disrítmicos.
Quem apresentar descontrole emocional e de agressividade, alterações de afetividade, funcionamento intelectual abaixo da média, distúrbio acentuado da energia vital e oposicionismo às normas sociais e figuras de autoridade será considerado inapto e, portanto, desclassificado do concurso.
2. Exame de Saúde
O Exame de Saúde, de caráter eliminatório, é a 3ª etapa. Ela tem por objetivo avaliar as condições de saúde física e mental do futuro servidor. Na data estipulada em edital próprio, os convocados deverão apresentar laudos de exames médico-odontológico, laboratorial e psiquiátrico.
Esta etapa será realizada no Centro de Educação da Polícia Militar, sob responsabilidade de comissão designada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar.
3. Exame de Aptidão Física
A 4º etapa, o Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório, visa analisar a capacidade física, por meio de testes na barra fixa, corrida rasa de 100 metros, corrida de fundo de 2.400 metros, abdominal e salto em altura.
Este concurso tem validade de um ano, contado a partir da homologação do resultado final. A validade pode ser prorrogada pelo mesmo período, conforme necessidade da corporação.