Um dos textos clássicos da Teoria da Comunicação é a Obra de arte
na época de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin.
Avalie se, para o autor,
I. por princípio a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os
homens tinham feito sempre pode ser imitado por homens. Tal
imitação foi exercitada por alunos para praticarem a arte, por
mestres para divulgação das obras e, finalmente, por terceiros
ávidos de lucro;
II. a reprodução técnica mais perfeita retoma o aqui e agora da
obra de arte: reconstrói sua aura de autenticidade. A
reprodução manual, que, regra geral, é considerada uma
falsificação deixa de ser considerada falsa através da
reprodução técnica, que é aceita como original;
III. a reprodutibilidade técnica da obra de arte altera a relação das
massas com a arte, tornando-as cada vez mais exigentes e
críticas frente às produções mediadas por equipamentos que
garantem a objetividade como ocorre no cinema e na
fotografia.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III.
e) I e II.