1Q1002626 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025Com relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem que: ✂️ a) algumas das dificuldades de transição decorrem do desconhecimento que caracteriza cada uma das etapas do sistema educativo, bem como dos fatores que facilitam a continuidade deles. ✂️ b) a mudança de ambiente educativo provoca sempre a necessidade de adaptação por parte da criança que entra para um novo meio social, no qual lhe são colocadas novas exigências. ✂️ c) na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental. ✂️ d) a comunicação que o educador estabelece com os pais é essencial para facilitar a entrada das crianças no Ensino Fundamental, tanto no tocante à continuidade do processo educativo, quanto em relação ao envolvimento necessário das famílias nessa transição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro