A habilidade de diagnosticar e solucionar problemas
em veículos é crucial para um mecânico. Isso requer
conhecimento técnico, atenção aos detalhes e
capacidade de interpretar os sintomas apresentados
pelo veículo.
Um veículo chega à oficina com o motor
superaquecendo. O mecânico, após uma análise,
constata que a ventoinha de arrefecimento não está
funcionando.
Quais as possíveis causas para o problema na
ventoinha e como o mecânico pode realizar o
diagnóstico para identificar a causa raiz do defeito?
✂️ a) Defeito no motor elétrico da ventoinha, fusível
queimado, problema no sensor de temperatura ou
falha no relé. O mecânico pode verificar a
continuidade do circuito elétrico com um multímetro,
inspecionar o fusível e testar o sensor de
temperatura e o relé. ✂️ b) Vazamento no sistema de arrefecimento, radiador
obstruído, bomba d'água com defeito ou termostato
travado. O mecânico pode verificar visualmente o
sistema em busca de vazamentos, inspecionar o
radiador e testar a bomba d'água e o termostato. ✂️ c) Baixo nível de óleo do motor, filtro de óleo obstruído,
bomba de óleo com defeito ou válvula de alívio da
pressão do óleo com defeito. O mecânico pode
verificar o nível de óleo, inspecionar o filtro de óleo e
testar a bomba de óleo e a válvula de alívio. ✂️ d) Velas de ignição com defeito, cabos de vela
danificados, bobina de ignição com defeito ou
módulo de ignição com defeito. O mecânico pode
inspecionar as velas de ignição e os cabos de vela, e
testar a bobina de ignição e o módulo de ignição.