Segundo Freitas (2003), as dificuldades da progressão continuada e dos ciclos para se i...
Responda: Segundo Freitas (2003), as dificuldades da progressão continuada e dos ciclos para se instituírem e para alterarem as regras do jogo da escola devem-se, primordialmente
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A questão aborda as dificuldades para a implantação da progressão continuada e dos ciclos na escola, conforme Freitas (2003). Essas dificuldades estão relacionadas principalmente à resistência da lógica tradicional da escola, que é excludente e seletiva, e que contrasta com a proposta dos ciclos e da progressão continuada, que buscam uma lógica mais inclusiva e menos punitiva.
A alternativa c) destaca essa contradição entre a lógica excludente da escola tradicional e a lógica dos ciclos e da progressão continuada, que é o ponto central das dificuldades para a mudança. As outras alternativas mencionam fatores que podem ser relevantes, mas não são a causa primordial apontada por Freitas.
Por exemplo, a alternativa a) fala da dificuldade dos gestores, b) do controle individual dos professores, d) da avaliação externa, e e) da resistência e falta de capacitação, mas todas essas são consequências ou aspectos secundários diante da lógica excludente da escola tradicional.
Portanto, a resposta correta é a letra c, pois identifica a raiz do problema na lógica excludente e seletiva da escola instituída, que resiste às mudanças propostas pelos ciclos e pela progressão continuada.
A alternativa c) destaca essa contradição entre a lógica excludente da escola tradicional e a lógica dos ciclos e da progressão continuada, que é o ponto central das dificuldades para a mudança. As outras alternativas mencionam fatores que podem ser relevantes, mas não são a causa primordial apontada por Freitas.
Por exemplo, a alternativa a) fala da dificuldade dos gestores, b) do controle individual dos professores, d) da avaliação externa, e e) da resistência e falta de capacitação, mas todas essas são consequências ou aspectos secundários diante da lógica excludente da escola tradicional.
Portanto, a resposta correta é a letra c, pois identifica a raiz do problema na lógica excludente e seletiva da escola instituída, que resiste às mudanças propostas pelos ciclos e pela progressão continuada.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários