"A didática da matemática define os problemas como
aquelas situações que criam um obstáculo a vencer,
que promovem a busca dentro de tudo o que se sabe
para decidir em cada caso aquilo que é mais
pertinente, forçando, assim, a utilização de
conhecimentos anteriores e mostrando-os ao mesmo
tempo insuficientes e muito difíceis." (MORENO in
PANIZZA, MABEL & cols, 2011, P.51)
A partir desse pressuposto, Moreno apresenta várias
reflexões sobre esse recurso didático, dentre as
quais não está aquela descrita em qual alternativa?
✂️ a) É possível aprender matemática somente resolvendo
problemas. A partir da resolução de problemas todo
o conhecimento matemático pode ser abordado e
aprofundado. ✂️ b) No ensino tradicional, depois da resolução do
problema, o aluno tem acesso à correção individual
por parte do professor; ele resolve e depois do tempo
necessário para que o professor corrija, recebe uma
avaliação de seu trabalho com conceitos que podem
variar entre "muito bom", "regular", "refazer", etc. ✂️ c) Se propomos que os problemas sejam o eixo por
meio do qual os alunos trabalhem na matemática
desde o primeiro dia de aula da pré-escola,
aceitamos que esses alunos contam com uma
bagagem de conhecimentos necessários para poder
iniciar a aprendizagem dos conteúdos do ensino
escolar. ✂️ d) É conveniente começar a trabalhar com problemas
muito cedo, antes que os alunos disponham das
soluções "especialistas" para resolvê-los.