A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) para os Ensinos Fundamental e ...
Responda: A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) para os Ensinos Fundamental e Médio, colocada em prática neste ano pela Secretaria de Estado da Educação, caracteriza-se, dentre outros, por...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) enfatiza o desenvolvimento de competências como referência central no currículo. Isso significa que o currículo deve considerar não apenas os conteúdos e metodologias, mas também os aspectos curriculares e docentes, além dos recursos cognitivos, afetivos e sociais dos alunos.
A alternativa a) está incorreta porque a proposta não vê a escola apenas como instituição para ensinar e trabalhar a capacidade de aprender, mas sim de forma mais ampla, incluindo o desenvolvimento integral do aluno.
A alternativa b) menciona atividades extracurriculares como imprescindíveis, mas a proposta curricular não as coloca como parte essencial do currículo, e sim como complementares.
A alternativa c) está errada porque o desenvolvimento das competências de leitura e escrita não é restrito apenas à linguagem verbal vernácula, mas abrange múltiplas linguagens e contextos culturais e sociais.
A alternativa e) foca excessivamente nas características do professor e nos conteúdos disciplinares, sem considerar adequadamente os aspectos dos alunos e o desenvolvimento de competências, o que não condiz com a proposta.
Portanto, a alternativa d) é a que melhor representa a concepção curricular da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), pois destaca a ponderação dos aspectos curriculares, docentes e dos recursos dos alunos para o desenvolvimento das competências.
A alternativa a) está incorreta porque a proposta não vê a escola apenas como instituição para ensinar e trabalhar a capacidade de aprender, mas sim de forma mais ampla, incluindo o desenvolvimento integral do aluno.
A alternativa b) menciona atividades extracurriculares como imprescindíveis, mas a proposta curricular não as coloca como parte essencial do currículo, e sim como complementares.
A alternativa c) está errada porque o desenvolvimento das competências de leitura e escrita não é restrito apenas à linguagem verbal vernácula, mas abrange múltiplas linguagens e contextos culturais e sociais.
A alternativa e) foca excessivamente nas características do professor e nos conteúdos disciplinares, sem considerar adequadamente os aspectos dos alunos e o desenvolvimento de competências, o que não condiz com a proposta.
Portanto, a alternativa d) é a que melhor representa a concepção curricular da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), pois destaca a ponderação dos aspectos curriculares, docentes e dos recursos dos alunos para o desenvolvimento das competências.
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