Leia o trecho a seguir, que articula aspectos cognitivos do
aprendizado com o tema do ensino a distância (EaD). A carga intrínseca, ou o número de elementos que precisam ser
processados na memória de trabalho, é influenciada pela
experiência individual e pela complexidade inerente da tarefa no
material a ser aprendido. Por exemplo, aprender a partir de um
texto de biologia pode apresentar uma carga intrínseca mais alta
do que ler uma história infantil para uma pessoa comum, mas não
para um cientista. Como grande parte do conhecimento e das
habilidades a serem aprendidos em contextos de ensino a distância
é projetada para não especialistas, a carga intrínseca é
especialmente relevante para Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVA).
HILL, J.; SONG, L.; WEST, R. “Cognitive perspectives on Online Learning
Environments”. In: Handbook of Distance Education. Nova York: Routledge, 2019.
(Tradução livre.)
De acordo com o trecho, a ideia de carga intrínseca é relevante em
EaD porque
✂️ a) o ensino a distância elimina a complexidade dos conteúdos,
facilitando o processamento da informação. ✂️ b) o material do EaD é geralmente direcionado a um público
especializado, o que reduz a necessidade de adaptação. ✂️ c) os ambientes de aprendizagem online exigem maior
autonomia do aluno, o que aumenta a carga intrínseca. ✂️ d) a adaptação do conteúdo nos AVA deve evitar a sobrecarga
cognitiva e promover a assimilação eficiente. ✂️ e) a carga intrínseca é irrelevante na aprendizagem online, já que
diz respeito a aspectos do meio físico.