1Q1004132 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025Com seu foco nos professores como “sabedores” e pensadores (em vez de simples executores), o conceito de aprendizagem docente é mais construtivista do que orientado para a transmissão. COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. In: Encyclopedia of Education 2nd Edition. J. Guthrie (ed.). New York: Macmillan, 2002. O trecho sugere que a ideia de aprendizagem docente tem um compromisso com uma concepção construtivista. Nesse contexto, construtivismo significa ✂️ a) a construção de novos conhecimentos pedagógicos a partir de uma posição neutra no que diz respeito aos saberes. ✂️ b) a formação do professor baseada no domínio de técnicas pedagógicas e garantindo a padronização da prática docente. ✂️ c) a elaboração permanente dos conhecimentos por meio da interação entre experiências prévias e novas compreensões. ✂️ d) a aprendizagem como um processo preparatório que antecede a prática docente e visa garantir sua eficácia. ✂️ e) a formulação do conhecimento pedagógico como um processo linear e progressivo de assimilação de conceitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro